quinta-feira, 2 de junho de 2011

Museu Fernando Pessa – Será desta?


Inaugurado em 25 de Novembro de 2001, o Museu Municipal Fernando Pessa teve uma vida curta e atribulada, estando aberto ao público apenas alguns meses, após o que apenas abriu esporadicamente, tendo todas as viaturas lá expostas, mais de 40, incluindo o Rover 2000 de 1966 de Fernando Pessa, sido retiradas e devolvidas aos seus proprietários em 2009.


O museu que tinha como objectivo homenagear o conhecido jornalista, esteve localizado na Av. das Forças Armadas, no terreno do antigo mercado abastecedor de Lisboa, onde apenas restam dois pavilhões vazios, 2 salas e umas casas de banho actualmente ocupadas por dois sem abrigo, além de uma tela velha e desbotada a anunciar o museu.


É pois com alguma surpresa, mas também com satisfação, que os moradores dos prédios vizinhos destas construções, foram contactados esta semana pela empresa Gauss, para uma inspecção às suas casas, de forma a precaver qualquer dano provocado pelos trabalhos de construção civil que fazem parte integrante do Projecto de Construção do Museu Fernando Pessa que se prevêm começar no próximo dia 16.


A avançar definitivamente, a construção deste museu, do qual nada se sabe, espera-se que devolva àquele local a dignidade que esta zona central de Lisboa merece. Este é um espaço que se encontra abandonado e onde na zona encostada aos prédios agora inspecionados cresce mato que atinge em certas alturas do ano quase um metro de altura e que abriga todo o tipo de bicharada, além de outras visitas indesejadas.

No entanto, quando o secretismo parece ser o principal ingrediente, ficamos desconfiados do que realmente se pretende.

Na zona nada indica que o local vá entrar em obras. Ontem na reunião pública descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa, que se realizou na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na Avenida de Berna, nem da parte do Senhor Presidente da Câmara, nem de parte da Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, se ouviu uma palavra sobre este assunto, o que têm que concordar não deixa de ser estranho.

Mais uma vez teremos que esperar para ver o que vai acontecer. Mas estaremos atentos!

(Sobre o Museu Fernando Pessa inaugurado em 2001, veja este dois artigos, que fazem um pouco da história deste tema: Auto MotorPúblico)

1 comentário:

Fernando Calçada disse...

Mais dois dias e pode ser que as coisas mudem de figura. Contudo não deixo de ficar preocupado, já que nós conhecemos a Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima. Sendo afecta a um partido que considera a cultura importante (um museo integra-se no conceito de cultura), estranha-se este tipo de comportamento.

BOM DOMINGO PAULO LOPES
Fernando Calçada