quarta-feira, 2 de abril de 2014

Portugal é 97% mar

Numa iniciativa conjunta dos Ministérios da Educação, da Agricultura e do Mar e do Oceanário, começou hoje a ser distribuído pelas diversas escolas do país, do primeiro ciclo ao secundário, tanto públicas como privadas, o novo mapa de Portugal, onde é evidenciado o vasto território imerso que integra as águas interiores, o mar territorial e a plataforma continental de Portugal.

O mapa de Portugal que conhecemos mostra o território terrestre e o território marítimo que se estende até ao limite da Zona Económica Exclusiva. A proposta de extensão da Plataforma Continental, revela uma nova dimensão do território que integra o leito e o subsolo do mar além das 200 milhas náuticas. O novo mapa de Portugal representa um dos maiores países do mundo. A caminho de um território marítimo 40 vezes superior ao terrestre, 97% de Portugal é mar.

Este novo mapa mostra-nos que ao contrário do território emerso, que conta apenas com cerca de 92.000 quilómetros quadrados (incluindo as ilhas dos Arquipélagos dos Açores e Madeira), a plataforma continental de Portugal conta com mais de 3.800.000 quilómetros quadrados, correspondendo cerca de 1.600.000 quilómetros quadrados ao fundo marinho da Zona Económica Exclusiva (ZEE) e 2.150.000 quilómetros quadrados à plataforma continental situada para além das 200 milhas náuticas (1 milha náutica corresponde a 1852 m) medidas a partir da linha de costa. 

Saiba mais no site Kit do Mar

Sem comentários: