terça-feira, 22 de novembro de 2016

Presépio satânico em Alvalade

O Presépio é uma das referências cristãs mais importantes, razão pela qual, nesta época Natalícia, as Juntas de Freguesia normalmente se associam a ela das mais variadas formas, sendo que a Junta de Freguesia de Alvalade o faz construindo um Presépio com figuras em tamanho real.

Até aqui nada de novo, nem nada a reprovar. Só que este ano o Sr Presidente de Junta, André Caldas, resolveu inovar e surpreender todos, apresentando e inaugurando um Presépio satânico.

E isto porque, ao contrário do que é suposto - que no presépio esteja representada a estrela de 5 pontas (que representam as 5 chagas de Cristo) e que guiou os Reis Magos até ao Menino Jesus - está representado um pentagrama invertido, ou seja, uma estrela de cinco pontas, usada de forma invertida, com três pontas descendentes, que simbolizam a queda da Trindade cristã e duas pontas ascendentes que representam os chifres do bode e a ascensão do diabo.

Ou estamos perante uma total ignorância da imagem da Estrela e da sua relevância num dos momentos mais marcantes na vida dos Católicos (que certamente constituem a maioria da sua população), o que por si só é profundamente lamentável, ou estamos perante uma mensagem encoberta de defesa do Estado laico, e nesse caso a opção pelo Presépio é manifestamente hipócrita e eleitoralista. Em qualquer dos casos, o socialista André Caldas não sai bem desta fotografia.

Sr Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, inaugurando o Presépio satânicio no passado dia 19 (In Facebook)

Sem comentários: