Mostrar mensagens com a etiqueta Freguesia de Nossa Senhora de Fátima. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Freguesia de Nossa Senhora de Fátima. Mostrar todas as mensagens

sábado, 11 de outubro de 2014

Ignorância?

Num artigo sobre a ex-Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, publicado pelo DN em 24-12-2006, a então Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, afirmou que "preside à quarta maior freguesia de Lisboa".

Segundo o INE, nos Census de 2001, Nossa Senhora de Fátima tinha como população residente 15291 indivíduos  o que fazia com que fosse a 12º Freguesia de Lisboa com mais população. Já segundo os Census de 2011, a Freguesia contava com 15283 indivíduos (menos 8), o que a colocava em 10º lugar entre as 53 Freguesias existentes então em Lisboa.

Já quanto à área, a antiga Freguesia de Nossa Senhor de Fátima com os seus 1,91 Km2, era a 14ª Maior Freguesia de Lisboa.

Qual será o indicador que colocava Nossa Senhora de Fátima em 4º lugar? Ou será que a ex-Presidente de Junta nunca chegou realmente a conhecer a Freguesia a que presidiu durante 8 anos? Se calhar a Senhora ex-Presidente de Junta, até tem alguma razão quando afirmou, num aparte durante uma intervenção minha, na Assembleia de Freguesia de Avenidas Novas, realizada no passado dia 29 de Setembro, "sou ignorante"!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

E o lixo continua no Jardim Gomes de Amorim

Nem as obras ilegais e eleitoralistas promovidas pela Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima e do seu vogal engenhocas, no Jardim Gomes de Amorim, levaram a que a sua atitude relativamente à limpeza do mesmo mudasse. O lixo continua a ficar amontoado em sacos plásticos, vários dias seguidos, até que alguém se lembre de os retirar. Os que se vêm nesta foto, já lá estão pelo menos há 2 dias.

Mas nem a proximidade das eleições autárquicas fez com esta gente fizesse um esforço para melhorar a limpeza deste jardim, como ainda conseguiram fazer pior. Como é bem visível nesta outra foto, chegamos ao ponto de retirar os sacos com lixo das papeleiras e a deixa-los ao lado das mesmas. Uma vergonha.

A senhora Presidente de Junta, que agora se recandidata como independente, costuma dizer que "gere a Junta como gere a sua casa". Se na sua casa a limpeza é tratada como ela trata a limpeza dos jardins que estão sua a sua responsabilidade, nem quero imaginar como estará a sua casa.

Como já aqui referi por diversas vezes, compreende-se cada vez melhor porque é que o PSD retirou o apoio a esta Senhora e não aceitou recandidata-la mais uma vez. Precisamos de quem trate e mantenha limpos os nossos jardins, todos os dias do ano. Que façam dos nossos jardins lugares aprazíveis e de lazer para a nossa população.

Na Lista da Coligação Sentir Lisboa (PSD / CDS / MPT), encabeçada pelo Daniel Gonçalves, temos pessoas conhecedoras, com experiência e provas dadas na gestão dos espaços verdes da Freguesia, e que quando tiveram essa responsabilidade, os nossos espaços verdes, eram lugares de lazer aprazíveis.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Campanha eleitoral, à custa do erário público

Depois de anos e anos de abandono, fomos surpreendidos a semana passada, a apenas 17 dias das eleições autárquicas, por uma requalificação dos canteiros localizados na Av. das Forças Armadas frente aos números 93 a 99.

Estes espaços (marcados a vermelho no mapa), que deveriam ser verdes, e cuja manutenção e limpeza foi protocolada pela CML à Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, conforme se comprava pela planta abaixo, recebendo a Junta anualmente uma verba para desempenhar essas funções.

Nos últimos 8 anos de mandato, nunca a actual Presidente de Junta gastou aqui um único cêntimo, nem mesmo depois de a situação ter sido por mim denunciada em Reunião Pública de Junta de Freguesia, como aqui já tive oportunidade de referir! As poucas intervenções de limpeza de mato e infestantes, foram executadas pela CML, algumas das vezes a meu pedido. (Aliás nestes últimos 8 anos estes espaços foram sempre muito mal tratados pela Junta de Freguesia)

Poderão perguntar então para onde foi esse dinheiro? Até há pouco tempo a Senhora Presidente orgulhava-se em afirmar, que tinha uma gestão cuidada e que geria a Junta como se fosse a sua casa. E assim com uma gestão que privilegiou a poupança em vez de uma gestão cuidada do espaço público, a Senhora Presidente foi aumentando o saldo da conta bancária da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, atingindo no final de 2012 mais de meio milhão de euros. E para quê? Pelo que vamos vendo neste último mês de mandato, para obras e intervenções no espaço público (muitas das quais não tem nem poder nem autorização para as realizar) ao arrepio da Câmara Municipal e que mais não são do que campanha eleitoral da sua lista dita independente às Avenidas Novas. Isto mais não é que aproveitamento de dinheiro público para fins eleitoralistas. Numa palavra: fraude!

Mas o cobrimento destes canteiros com pedrinhas, não tendo havido a minima preocupação de uma impermeabilização prévia do solo, como é bem visível nas fotos, vai facilmente provocar o aparecimento de ervas no meio das pedras, mal surjam as primeiras chuvas. E aí quem é que irá proceder à limpeza dessas infestantes? É quase impossível a não ser que se retirem as pedras primeiro. 

Então para que serve este investimento? Para nada, a não ser para a agora candidata dita independente, tentar fazer aquilo que não fez em 8 anos e com isso julgar que vai ganhar uns votos. Resumindo, campanha eleitoral com dinheiros públicos! Mais uma vergonha, a somar às outras que aqui tenho denunciado, a menos de um mês das eleições.

Esta não é a forma do PSD estar nas autarquias! Esta não é a gestão que queremos para as Avenidas Novas! Queremos quem sirva a Freguesia e não quem se sirva da Freguesia para os seus projectos de ambição pessoal.

Como já aqui referi por diversas vezes, compreende-se cada vez melhor porque é que o PSD retirou o apoio a esta Senhora e não aceitou recandidata-la mais uma vez. Não precisamos nas Avenidas Novas de quem tente trabalhar apenas um mês durante o mandato, com o único fim de se manter no poder mais quatro anos, para nada fazer.

As Avenidas Novas, precisam de uma equipa nova, coesa, experiente, conhecedora da Freguesia e motivada, para bem servir a Freguesia e assim marcar a diferença. Alguém que Sinta Lisboa como sua.

Na Lista da Coligação Sentir Lisboa (PSD / CDS / MPT), encabeçada pelo Daniel Gonçalves, temos pessoas conhecedoras, com experiência e provas dadas na gestão dos espaços verdes da Freguesia, e que quando tiveram essa responsabilidade, os nossos espaços verdes, eram lugares de lazer aprazíveis.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Muita obra , Nenhuma limpeza!

Na ânsia de desbaratar os mais de meio milhão de Euros, que a Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima tinha na sua conta bancária no fim de 2012, a Senhora Presidente que agora se apresenta ao eleitorado como "independente", esquece as funções mais básicas de qualquer autarquia: o apoio aos mais desfavorecidos e a limpeza.

O estado em que se encontrava a Rua da Beneficência no passado sábado, é bem o espelho da intervenção de alguém, que apenas está preocupada com o seu futuro politico e há muito esqueceu os reais problemas da Freguesia. O lixo está por todo o lado na Freguesia!

Para a nova Freguesia das Avenidas Novas, no dia 29 de Setembro, queremos alguém que Sinta Lisboa como sua, que esteja todos os dias de olhos postos nos seus problemas, desde o primeiro ao ultimo dia de mandato. Queremos uma equipa que intervenha permanentemente na Freguesia e não apenas no último mês de mandato.

Daniel Gonçalves e a coligação Sentir Lisboa às Avenidas Novas, pelas experiencias profissionais e autárquicas dos seus candidatos, são só por si o garante de que esta equipa vai estar dedicada única e exclusivamente às Avenidas Novas, cumprindo com as suas obrigações próprias e das que possam vir a ser protocoladas no futuro, mas também exigindo da Câmara Municipal de Lisboa que cumpra com as suas obrigações na Freguesia.

Com o Daniel Gonçalves, as Avenidas Novas terão alguém que não se calará na Assembleia Municipal (onde os Presidentes de Junta de Freguesia têm assento por inerência), ao contrário de quem agora se recandidata como independente (não se sabe de quê), mas que durante 8 anos como Presidente de Junta nunca, rigorosamente nunca, interveio na Assembleia Municipal de Lisboa, além de não ter estado presente em cerca de metade das reuniões desse órgão  Não é isto que queremos para as Avenidas Novas. Não é assim que se defende a Freguesia e a sua população.

"A criação de brigadas permanentes de limpeza, que permitam acabar de vez com o lixo acumulado com que nos confrontamos todos os dias nas ruas e jardins de Lisboa, é uma das primeiras medidas que Fernando Seara implementará logo após a sua tomada de posse como presidente da Câmara Municipal. É uma medida urgente para melhorar a higiene urbana e a qualidade de vida dos moradores, e também a imagem da capital do país para os visitantes".

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O lixo voltou aos nossos jardins

Fotos de hoje às 20.00 horas

Este lixo está pelo menos desde segunda feira (há 4 ou 5 dias) no Jardim Gomes de Amorim. Uma situação que julgava que estaria resolvida, depois de várias denuncias que aqui fiz, ao longo dos últimos anos, mas que afinal parece que está de volta, como muito recentemente aqui referi.

Parece que a febre desenfreada da Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, que durante os seus 8 anos de mandato nada fez pela Freguesia, de desbaratar o dinheiro da Freguesia em obras incompreensíveis,  quando se está a menos de 15 das eleições, a impede sequer de recolher o lixo dos jardins, cuja limpeza é de sua responsabilidade.

É que não é só necessário cortar a relva e limpar o jardim. A recolha desse lixo é também da responsabilidade da Junta.

Mas quando se pensa apenas nas eleições e em angariar alguns votos à conta de umas obras, o resultado é este. Vamos ver quantos mais dias este lixo vai continuar no Jardim!

São situações como esta e muitas outras que aqui tenho descrito nos últimos dias, que me levam cada vez mais a ter a certeza, que a decisão do PSD em não apoiar a recandidatura desta Senhora, foi a mais acertada. A Nova Freguesia das Avenidas Novas, precisa de uma equipa dinâmica, competente e pluridisciplinar, que olhe para a freguesia como um todo, do primeiro ao último dia do mandato. 

Com as novas competências que as Juntas de Freguesia vão ter, não podemos passar mais um mandato a "assobiar para o lado" e depois no ultimo mês de mandato desatar a esbanjar o dinheiro que é de todos nós, em obras desnecessárias apenas porque resolveu recandidatar-se, diz ela que como independente, e princialmente porque deixou os nossos jardins degradarem-se ao longo dos anos, por falta de manutenção, apesar de a senhora  ter recebido da Câmara as verbas protocoladas para essa mesma manutenção.

Percebemos agora porque é que o protocolo relativo à manutenção dos espaços verdes dava lucro, como a senhora muito se orgulhava. Nada mais nada menos do que para a sua campanha eleitoral à custa de obras. Basta!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Vale tudo para tentar ganhar uns votos

Para quem não fez absolutamente nada durante quase 8 anos anos como Presidente de Junta, não há a menor dúvida que no ultimo mês de mandato, vai conseguir esbanjar o dinheiro que andou a poupar, como muitas vezes disse, para alguma eventualidade que surgisse. E pelos vistos essa eventualidade aconteceu: são as eleições daqui a 19 dias.

Eleições para as quais naturalmente o PSD lhe retirou a confiança política e não aceitou recandidatá-la a novo mandato por, como atrás já afirmei, nada ter feito pela Freguesia e pela população que deveria ter servido.

Vamos ver, após as eleições, quanto sobra dos mais de meio milhão de euros que a Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima tinha no banco no fim de 2012.

É vergonhosa a forma como se está a gastar o dinheiro desta Freguesia. No presente caso não está em causa a iniciativa, mas sim a forma como está a ser executada, a escolha do local e o momento.

Desta vez, a vítima é o Jardim Gomes de Amorim (Casa da Moeda), onde sem ter poder de intervir ou se preferirem de fazer obras (o protocolo com a Câmara Municipal é só para limpeza e manutenção do jardim) e não respeitando a arquitetura do jardim, a Senhora Presidente de Junta resolveu instalar aparelhos de ginástica para seniores e alterar parte do jardim.

Uma vez que durante o mandato não conseguiu fazer uma manutenção eficaz do tapete verde deste magnifico jardim, a solução foi fácil: substituir parte do relvado e dos caminhos, por paralelos e gravilha.

E quanto aos aparelhos de ginástica, qual o melhor sítio para os colocar se não num dos caminhos de atravessamento do jardim, destruindo parte desse caminho e colocando cimento onde antes havia relva. Uma vergonha.

Para mais é de duvidosa utilidade a escolha do local para a instalação destes equipamentos, quando a curtíssima distância, no Jardim do Arco Cego, existem desde o início do ano vários aparelhos deste tipo e quando no resto da Freguesia não exitem mais nenhuns.

Outro dado a registar e a lamentar é o constante abandono do lixo, proveniente da limpeza e corte da relva do jardim, em sacos de plásticos, durante vários dias abandonados em pleno jardim.

Estes sacos plásticos estão abandonados desde ontem ao final do dia. Uma situação recorrente durante este mandato, que por diversas vezes aqui denunciei, mas que nem este período eleitoral consegue evitar. Sem palavras.

Como não me tenho cansado de referir, não é deste tipo de gestão autárquica que precisamos e queremos para as Avenidas Novas e para Lisboa. Não queremos ter por mais tempo a dirigir a Freguesia, alguém que a abandonou durante 8 anos, para agora a quinze dias das eleições esbanjar o dinheiro que deveria ser de todos nós, apenas para tentar angariar uns votos para a sua candidatura, dita, independente. Ou será melhor apelidá-la de ressabiada, pois de independente, a ainda Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, nada tem. É bom que não nos esqueçamos que esta Senhora foi sempre eleita sob as cores de um partido, que agora renega.

Basta de demagogia, popularismo e de obras de fachada a pensar nas eleições. Precisamos na nova freguesia das Avenidas Novas, de uma nova equipa que trabalhe dia a dia durante os 4 anos anos de mandato a pensar na sua Freguesia e em permanente ligação com a população e não apenas nas últimas semanas do mandato. A experiência e diversidade de valências dos candidatos da Coligação Sentir Lisboa (PSD - CDS - MPT) encabeçada pelo Daniel Gonçalves, é o garante de uma equipa dedicada e que terá sempre no seu objectivo o servir a Freguesia desde o primeiro dia do mandato até ao último.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Junta de Freguesia Nossa Senhora de Fátima deita para o lixo centenas de metros de tapete de relva

Na ânsia desenfreada de fazer num mês aquilo que não fez em 8 anos de mandato, a Senhora Presidente de Junta de Nossa Senhora de Fátima, deitou hoje para o lixo um contentor cheio de tapete de relva, colocado há cerca de uma semana no Jardim Amélia Carvalheira (na Av. Marquês de Tomar, ao lado da Igreja). Umas largas centenas de metros quadrados de relva, que terão de certeza custado uns milhares de euros, apenas porque alguém se esqueceu de regar regularmente. 

Em vez de durante todo o mandato, fazer uma manutenção regular dos espaços verdes que lhe estão confiados, por protocolo, pela Câmara Municipal de Lisboa, Idalina Flora preferiu reduzir ao minimo essa mesma manutenção, na ganância de aumentar o saldo bancário da Junta de Freguesia, que teve como consequência, uma degradação acentuada desses espaços verdes.

O Jardim Amélia Carvalheira é um desses exemplos. Sem uma efectiva manutenção nestes últimos 8 anos, o jardim apresentava os relvados altamente degradados e sujos. E portanto, como estamos numa Freguesia rica, a menos de um mês das eleições autárquicas e como a Senhora Presidente até se vai recandidatar a novo mandato, desta vez como independente (não sei de quê?), nada melhor do que tratar dos jardins.

E como a relva não cresce a tempo do dia das eleições, a solução é o meio mais caro. Arrancar o que restava da relva antiga e colocar tapete de relva por cima. Quanto é que esta brincadeira está a custar à Junta de Freguesia, não sei. Mas esta era a única maneira de conseguir apresentar à população um relvado bonito de um dia para o outro. Portanto quando está em risco o seu lugar e dos seus acólitos na Freguesia, não há que olhar a meios. Temos dinheiro (mais de meio milhão de euros no fim de 2012!!!), vamos a gastar, para ver se garantem os lugares.

Esquece-se a Senhora Presidente que neste momento há muita gente com graves problemas pessoais e mesmo fome na Freguesia. Que o ano escolar está aí à porta e muito provavelmente haverá famílias na Freguesia que não vão poder comprar, o que os seus filhos precisam para a escola. Mas sobre isto nem uma palavra, nem um gesto, nem uma acção!!! Não seria para situações como estas que o saldo bancário da Junta deveria ser utilizado? Por exemplo para um fundo social da freguesia, que permitisse acudir a situações de crise? Mas nada disto seria visível, daria muito mais trabalho e a Senhora Presidente acha que daria menos votos. 


E como já vem sendo hábito, o trabalho acabou, os funcionários foram-se embora, mas o lixo fica no passeio. Algo a que infelizmente já nos vamos habituando. Quando devia ser a Junta de Freguesia a dar o exemplo é ela que deixa sistematicamente o lixo nos passeios.

Reconheço que o Jardim está bonito, mas não sei a que preço, nem durante quanto tempo. Lamento é que durante os últimos anos a Senhora Presidente não tenha tido a mesma preocupação que tem agora. Basta de tanta incompetência e oportunismo!

A partir de 29 de Setembro, precisamos de alguém nas Avenidas Novas que olhe para os nossos Jardins dia a dia, que fiscalize o trabalho daqueles que contrata para fazerem a limpeza e manutenção e transforme os nossos espaços verdes em locais onde seja agradável estar, todos os dias do ano, todos os anos e não apenas a um mês das eleições.

Para quem ainda poderia ter dúvidas, é cada vez mais clara a decisão do PSD de não reiterar a confiança para mais um mandato à actual Presidente de Junta e apresentar ao eleitorado uma equipa nova, coesa, experiente, conhecedora da Freguesia e motivada, para bem servir a Freguesia e assim marcar a diferença. Alguém que Sinta Lisboa como sua.

Na Lista da Coligação Sentir Lisboa (PSD / CDS / MPT), encabeçada pelo Daniel Gonçalves, temos pessoas conhecedoras, com experiencia e provas dadas na gestão dos espaços verdes da Freguesia, e que quando tiveram essa responsabilidade, os nossos espaços verdes, eram lugares de lazer aprazíveis.

domingo, 25 de agosto de 2013

Os nossos jardins merecem muito mais que intervenções a pensar nas eleições

Depois de durante mais de dois anos aqui denunciar a degradação a que a Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima deixou chegar o WC canino, instalado pela própria Junta de Freguesia, no Jardim Gomes de Amorim (Casa da Moeda), eis que quando estamos a pouco mais de 1 mês das eleições, finalmente, a senhora Presidente de Junta, que durante os seus 8 anos à frente da Junta de Freguesia deixou chegar este jardim a um estado de degradação inexplicável, resolveu retirar o referido WC.

Mas infelizmente esta foi uma intervenção que ficou a meio. O resto das madeiras que se encontram enterradas ficaram, a parte de calçada portuguesa que servia de acesso ao WC não foi retirada e o contorno do canteiro não foi refeito. Enfim, como em tudo o que este executivo mexe, nada fica terminado ou é feito com rigor.

Acresce ainda que este não é o único problema deste jardim. A degradação da cobertura vegetal avança, os sistemas de rega continuam espalhados nos passeios, os bancos estão cada vez em pior estado, continuam a faltar luzes e principalmente a presença de sem abrigo impedem a utilização deste jardim pela população, sem que se veja da parte de quem tem a responsabilidade da sua limpeza e manutenção - a Junta de Freguesia - qualquer acção concreta que inverta estas situações.

Mas como se tudo isto não fosse suficiente e apesar dos meus alertas, o lixo proveniente do corte da relva e da limpeza geral do jardim, continua a ser colocado em sacos de plástico e a ficar abandonado de um dia para o outro (quando não mais...), em vez de serem recolhidos imediatamente por quem faz a manutenção:

Situação idêntica era também possível observar no Jardim da Av. Marquês de Tomar X Av. Duque de Ávila:

A partir de 29 de Setembro, precisamos de alguém nas Avenidas Novas que olhe para os nossos Jardins dia a dia, que fiscalize o trabalho daqueles que contrata para fazerem a limpeza e manutenção e transforme os nossos espaços verdes em locais onde seja agradável estar.

Para quem ainda poderia ter dúvidas, é cada vez mais clara a decisão do PSD de não reiterar a confiança para mais um mandato à actual Presidente de Junta e apresentar ao eleitorado uma equipa nova, coesa, experiente, conhecedora da Freguesia e motivada, para bem servir a Freguesia e assim marcar a diferença. Alguém que Sinta Lisboa como sua.

domingo, 18 de agosto de 2013

Campo Pequeno faz hoje 121 anos

São de 1741 as primeiras referências à realização de corridas de touros na zona do Campo Pequeno. Aqui foi inicialmente construída uma praça de Madeira, mas como tinha pouca capacidade começaram também a aparecer outras praças em diferentes pontos da cidade. A praça do Campo de Santana, mandada construir pelo Rei D. Miguel, e que funcionou de 1831 a 1891, seria a mais importante, mas foi interditada em 1888, devido à falta de condições.

No ano seguinte começou a construção da actual Praça de Touros no Campo Pequeno.

A Inauguração deu-se a 18 de Agosto de 1892, com uma festiva corrida à Antiga Portuguesa, presidida pelo infante D. Afonso, em representação do Rei D. Carlos e Rainha D. Amélia. Esta corrida atraiu milhares de pessoas à praça, com destaque nos camarotes para as principais autoridades civis e militares. O 1º touro a pisar a arena era de Emílio Infante da Câmara e a sua lide coube ao cavaleiro Alfredo Tinoco.

Este notável edifício foi concebido em estilo neo-árabe pelo arquitecto António José Dias da Silva, com uma estrutura circular toda em tijolo maciço de face à vista, com 4 cúpulas bolbosas de inspiração turca. O redondel tem 38m de diâmetro e a lotação de 7000 pessoas.

No ano 2000, face à crescente degradação do edifício, a praça encerrou para obras de reabilitação profundas durante  6 anos, mantendo-se a sua traça original.

A praça ficou com o seu primeiro anel alterado estruturalmente, passando a ser de betão armado, em detrimento dos arcos de tijolo existentes inicialmente. O anel exterior manteve-se inalterado a nível estrutural, tendo sido executadas reparações e reforços. 

Foram criados, um parque de estacionamento e uma galeria comercial no subsolo, o Centro Comercial do Campo Pequeno, e alguns espaços comerciais no piso térreo. A alteração mais significativa terá sido a cobertura amovível que torna a praça num espaço mais versátil, podendo ser utilizado durante todo o ano e para qualquer fim. Tem uma capacidade de 7277 lugares.

121 anos depois da sua inauguração a Praça de Touros do Campo Pequeno continua a ser ex-libris de Lisboa e será um dos principais símbolos da Nova Freguesia das Avenidas Novas. 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Mais propaganda: 3 revistas em 5 meses

Nunca em 8 anos de mandato, a Srª Presidente da Junta de Freguesia de Nª Srª de Fátima, colocou na rua tantos números da Revista da Freguesia como este ano: 3 números em nada menos de 5 meses.

Se não vejamos. Entre 2006 e 2012, foram editados 3 números por ano, mas com um intervalo temporal maior: Abril, Setembro ou Agosto e Dezembro. O ano passado, apenas 2 números em Agosto e Dezembro.

Em ano eleitoral, já vamos em 3 números editados: Fevereiro, Abril e Julho. Ou seja uma revista a cada dois meses. Será que ainda vamos ter o descaramento de fazer sair um número em Setembro a poucos dias das eleições?

Mais, quando já se sabia que a Freguesia de Nossa Senhora de Fátima seria alvo de fusão com a Freguesia de São Sebastião da Pedreira, dando origem à nova Freguesia das Avenidas Novas, eis que a Srª Presidente resolve gastar, uns mais que certos milhares de euros, não com uma, mas logo duas novas linhas gráficas. A primeira em Agosto de 2012 e a segunda a partir de Dezembro. Será esta uma boa gestão dos dinheiros públicos? Um investimento destes para apenas 4 números (ou 5?)?

Apenas propaganda de alguém que quer através de uma "nova" revista, tentar passar a imagem de uma Junta que faz algo. Mas basta desfolhar este ultimo número de Julho, para verificarmos que, em 20 páginas, apenas 2 páginas (sim 2) têm a ver com iniciativas próprias da Junta de Freguesia: 2 excursões, a que a Srª Presidente muito pomposamente apelida de "acção social" ???

Mais 2 páginas com o programa "Praia Campo-Sénior", há muitos anos promovido pela Câmara Municipal e que as Juntas de Freguesias apenas se limitam a executar e outras 2 a promover obras eleitorais da Câmara Municipal, como se fossem da sua iniciativa ou se para elas tivesse contribuído de alguma forma. Propaganda e demagogia da mais baixa possível, atitude que só se compreendendo por alguém que não tem nem cara nem obra para mostrar à sua população.

E é bom não nos esquecermos, que nada foi feito pela Srª Presidente para as obras que a Câmara agora leva a efeito, no Bairro Santos, Av Defensores de Chaves, Av. Marquês Sá da Bandeira, entre muitas outras na Cidade. Aliás foi com grande surpresa que a Srª Presidente ouviu há mais de 2 anos, numa reunião pública de Câmara, o Sr. Vereador Nunes da Silva anunciar obras para as ruas do Bairro Santos e que apenas agora, a poucos dias das eleições autárquicas, avançam.

Mas a este respeito é também bom não nos esquecermos das pressões e insistências que a Associação de Moradores das Avenidas Novas fez, quer publicamente nas reuniões no Palácio Galveias com a Câmara, quer nas diversas reuniões com o Sr Vereador, quer ainda junto da comunicação social. E o que é que vimos da Srª Presidente: nada, absolutamente nada. Nunca ouvimos em 8 anos de mandato a Srª Presidente intervir na Assembleia Municipal. Nas reuniões públicas com a Câmara ou com alguns dos Senhores Vereadores, a Srª Presidente nunca abriu a boca, a não ser para de uma forma mesquinha me mandar calar.

É preciso muita lata vir agora afirmar, que as presentes obras são resultado dos "muitos pedidos de intervenção feitos pelo Executivo". 

Mas como se o descaramento não bastasse, ainda temos o pseudo engenheiro Figueiredo, afirmar que a instalação na Freguesia de novos negócios, se deve a iniciativa da Junta. Tenham descaramento. Provem o que dizem! Falem verdade à população ou então não passam de simples mentirosos. Quem é que de bom senso, pode acreditar numa Junta de Freguesia e numa Presidente, que foi condenada pelo Tribunal de Contas, por irregularidades e más práticas no valor de 1,4 milhões de euros, iria conseguir atrair negócios privados para a Freguesia?

Chega de demagogia barata! Chega de falta de respeito pelos fregueses! Apenas mais uns factos que reforçam a decisão do PSD de não reiterar a confiança para mais um mandato à actual Presidente de Junta e apresentar ao eleitorado uma equipa nova, coesa, experimente e motivada, para bem servir a Freguesia e assim marcar a diferença. Alguém que Sinta Lisboa como sua.

domingo, 11 de agosto de 2013

Muita propaganda, nenhum trabalho!

Numa freguesia rica, a água da rega continua a servir mais para lavar a estrada e os passeios do que para a rega propriamente dita.

Há umas semanas que o sistema de rega dos espaços verdes, na esquina da Av. Álvaro Pais com a Rua Sanches Coelho (Freguesia de Nossa Senhora de Fátima) está, num lado roto a atirar a água para a estrada, e noutro dirigido para o passeio, mas todos os dias pelas 8.30 horas é ligado.

Ninguém vê, ninguém fiscaliza. Nem os assessores de luxo da Srª Presidente de Junta, nem o pseudo engenheiro Figueiredo, que mais não é que um simples agente técnico, que passa a vida a propagandear como iniciativas suas, obras para as quais em nada contribuiu, mentido de forma descarada aos moradores do Bairro Santos, e que parece ter resposta para todos os problemas da Freguesia, mas que na prática anda mais preocupado com a sua candidatura autárquica, do que em ver e resolver o que se passa na Freguesia à qual pertence ao executivo da Junta de Freguesia.

Apesar de fortemente criticada pelo Tribunal de Contas, a Senhora Presidente continua a não respeitar as suas recomendações, nomeadamente no que respeita à obrigação de concursos públicos, só assim se percebendo o mau trabalho que continua a ser feitos nestes espaços verdes.

Apenas mais uns factos que reforçam a decisão do PSD de não reiterar a confiança para mais um mandato à actual Presidente de Junta e também porque é que dos actuais autarcas, militantes do PSD na Freguesia, apenas o seu filho aceitou ser candidato na sua lista. Quanto aos outros dois autarcas eleitas na lista do PSD nas últimas eleições autárquicas e que agora se recandidatam na referida lista, não são nem nunca foram militantes do PSD, e muito menos Sociais Democratas.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Parque Infantil do Campo Pequeno

In blog CidadaniaLX, 12-7-2013

Este é um parque infantil, que pelo que sei, a sua manutenção e limpeza está protocolada com a Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima e em que a Senhora Presidente de Junta, que se apresenta agora como recandidata a mais um mandato, se vangloriou na última Assembleia de Freguesia de este ser um Parque Infantil "seu" e que finalmente tinha chegado a acordo com a Câmara para ser a Junta a tomar conta a partir de agora das casas de banho que se encontram junto deste Parque Infantil.

Quando pelo vistos nem do Parque consegue tomar devida conta, quer ainda tomar conta das casas de banho. E esta não é situação única. No parque Infantil do Jardim Gomes de Amorin (Casa da Moeda), há vários anos que a bica de água existente não funciona, se é que alguma vez funcionou. E isto, mesmo depois de o Senhor Vereador Sá Fernandes ter afirmado, há menos de um ano, na reunião pública descentralizada, que decorreu na Junta de Freguesia de Campolide, que o parque tinha sofrido obras de melhoramento.

Provavelmente foi o que lhe disseram só para ele. Pois no local, nem obras nem melhoramentos. A bica de água continua a não funcionar. Continua a faltar um "brinquedo". A placa com informações à entrada do Parque, continua deficiente.

E querem estes senhores continuar a gerir Liaboa. Um no executivo camarário e a outra na Freguesia na qual durante dois mandatos não executou nenhuma obra, não lançou nenhum projecto e nem nas áreas protocoladas com a Câmara, pela quais recebe uns largos milhares de euros anuais, conseguiu cumprir com o que devia. Veja-se os espaços verdes que estão à sua responsabilidade, como é o caso do Jardim Gomes de Amorin ou dos espaços verdes no topo da Av. das Forças Armadas. Uma Presidente de Junta que é uma vergonha para todos aqueles autarcas, que fazem do seu dia uma permanente luta pela melhoria da sua Freguesia!

domingo, 16 de junho de 2013

Visita ao Bairro Santos

Aproveitámos o último Domingo para uma visita de trabalho pelo Bairro Santos, em que contámos com o nosso companheiro José Marinho, morador e profundo conhecedor da realidade do Bairro, para nos guiar e apontar alguns dos problemas com que o Bairro se depara e que não têm tido por parte dos actuais autarcas a devida atenção.

Nesta visita, no dia da semana em que o Bairro tem menor movimento, dando até a sensação em algumas zonas, de um Bairro sem vida, começámos por contactar com moradores junto da Igreja da Nossa Senhora das Dores a que se seguiu um almoço que, como não podia deixar de ser, aconteceu num dos restaurantes do Bairro.

Desta visita, a que voltarei a falar brevemente, fica a certeza que o Bairro Santos tem de ser olhado por todos os responsáveis - Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia bem como de muitas entidades, como a Policia e a Carris, de forma diferente e muito objectiva e onde o executivo da Futura Junta de Freguesia das Avenidas Novas, que sair das próximas eleições autárquicas, tem que ter um papel activo, quer no alertar todos os intervenientes do que se passa no Bairro, quer principalmente na capacidade que tem de ter de sentar todos à mesma mesa para que, de uma vez por todas, se passe do imobilismo e das promessas à acção.

Da nossa parte, da parte da coligação PSD/CDS/MPT, encabeçada pelo Daniel Gonçalves, podem contar connosco. Não nos calaremos seja em que fórum seja, a começar pela Assembleia Municipal de Lisboa, onde a actual Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, em 8 anos de mandato, nunca interveio e em que nem sequer compareceu a quase metade das reuniões. 

Florista fantasma


No número de Abril de 2013 da Revista da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, na página 19, é dito que a Senhora Presidente da Junta de Freguesia esteve no Mercado do Bairro Santos onde assegurou "que fará tudo o que estiver ao seu alcance". No entanto, não se sabe é para quê.

Provavelmente para acabar com o que resta do mercado que está, cada vez mais, com menos comerciantes, sendo que, com a Senhora Presidente da Junta de Freguesia a afirmar que há cerca de 3 anos que não há floristas no mercado, de certeza que não ajuda a promover o negócio, nomeadamente o da D. Teresa Lopes, florista, que apesar deste violento ataque e abandono do Mercado por parte da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, teima em manter abertas as suas portas (Loja 25).


Na recente visita ao Mercado. com vários elementos da Candidatura do PSD/CDS/MPT à Freguesia das Avenidas Novas, tive oportunidade de visitar esta florista, que segundo a Senhora Presidente da Junta de Freguesia não existe, e constatar a revolta da sua proprietária face a este título na revista da Junta de Freguesia, que naturalmente não lhe trará clientes, correndo até o risco de afastar alguns dos que ainda restam.

Será que a Senhora Presidente esteve mesmo no Mercado, como é afirmado na Revista? Será que conhece a real situação do Mercado? Será que é com artigos destes que a Junta de Freguesia pretende promover o comércio local? Porque será que a Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, depois de quase 8 anos no cargo, em que nada fez pelo único mercado da Freguesia, vem agora fazer promessas, que nem ela mesmo consegue concretizar quais serão?

Outra curiosidade deste artigo é o facto de o único elogio feito à Senhora Presidente da Junta de Freguesia, partir de alguém que, pelo que consta, é familiar de um colaborador da Junta de Freguesia, dependendo portanto uma parte, ou mesmo a totalidade, dos seus rendimentos da boa vontade da Senhora Presidente da Junta de Freguesia. Ou será que estou enganado?

Já agora Senhora Presidente, o Mercado não se chama "Mercado do Bairro de Santos", mas sim "Mercado do Bairro Santos", como o Bairro.