Mostrar mensagens com a etiqueta Paróquia de Nosso Senhora de Fátima. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Paróquia de Nosso Senhora de Fátima. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Paróquia de Nª Srª de Fátima promove exposição, integrada nas comemorações do 75º Aniversário

Integrada nas comemorações do 75º Aniversário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e com Organização da própria Paróquia, vai decorrer de 28 de Fevereiro a 31 de Maio, uma exposição intitulada, S. Julião - Memórias da antiga igreja, que pretende mostrar um "significativo espólio documental assim como alfaias litúrgicas, esculturas, mobiliário e paramentaria, num total de 80 objectos".

A exposição estará patente na antiga Igreja de S. Julião (hoje Museu do Dinheiro, ao lado da Câmara Municipal de Lisboa), que foi vendida em 1933 pela Arquiconfraria do Santíssimo Sacramento ao Banco de Portugal, cuja verba obtida serviu para a Arquiconfraria "adquirir o terreno onde viria a ser construída a actual Igreja de Nossa Senhora de Fátima, nas Avenidas Novas em Lisboa".

"Por esse motivo, parte significativa do espólio foi transferido para a nova Paróquia, ali se conservando inédito ate aos nossos dias".

Aqui está uma iniciativa que merecia a participação da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, mas que sabe-se lá porquê, não consta.

Clique aqui, para saber mais sobre a exposição

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

75º Aniversário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa

In Patriarcado de Lisboa
A paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, vai assinalar, ao longo do ano 2013, o 75º aniversário da paróquia, que foi criada em 1938.

No entanto as comemorações iniciam-se já no próximo dia 14 de Outubro, Domingo, com um ‘Concerto de Início das Comemorações’ a partir das 17h.  na igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Lisboa (Av. Marquês de Tomar X Av. de Berna). A actuação estará a cargo do Coro Infantil da Universidade de Lisboa e do Coro da Universidade Técnica de Lisboa.

Esta é uma excelente oportunidade para visitar uma das Igrejas mais bonitas da cidade de Lisboa, obra de Pardal Monteiro com lindíssimos vitrais de Almada Negreiros, de quem na altura se disse que "a Igreja Nova é muito feia", ao que o Cardeal Cerejeira ripostou " Quanto a ser moderna, não compreendemos sequer que pudesse ser outra coisa. Todas as formas artísticas do passado foram modernas em relação ao seu tempo". Como tinha razão!

As restantes iniciativas, actividades e celebrações serão anunciadas oportunamente pelo pároco, cónego Luís Alberto. Recorde-se que a paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, atravessa as chamadas avenidas novas da capital.