segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Para quando uma análise séria dos transportes na Cruz Quebrada-Dafundo

Apesar  da sensata decisão de manter a carreira 76 da CARRIS, ao serviço da população da Cruz Quebrada-Dafundo, dos alunos da FMH e do Instituto Espanhol, de muitos utentes do Estádio Nacional, o problema desta carreira e do serviço de transporte público na Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, está longe de estar resolvido.

Num post publicado no Facebook, a 25 de Janeiro, onde de forma tendenciosa se elogiava a participação da Junta de Freguesia neste processo, escrevi o seguinte comentário:

A população da Cruz Quebrada-Dafundo está sem dúvida de Parabéns. Mas é bom não esquecer todos os outros que trabalharam e intervieram para que o resultado final fosse o desejado. E  por isso é bom lembrar as contribuições dos alunos da Faculdade de Motricidade Humana, do Instituto Espanhol, da Comissão de Utentes dos Transportes de Oeiras, da C M Oeiras, da Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo (apesar do boicote praticado quer pela Junta de Freguesia quer pela Mesa da Assembleia de Freguesia, que por exemplo nunca convocou a Comissão de Transportes proposta pelo PSD e que  foi aprovada em Abril de 2011), bem como de pelo menos de alguns dos seus membros, que de forma individual souberam e bem utilizar as seus conhecimentos pessoais, para levar a mensagem de indignação de uma população, junto daqueles que tinham o poder de decidir ou de influenciar a decisão. E muitos mais haveria de certeza a nomear. E aqui deixe-me que lhe diga, que depois do que se passou na ultima reunião de Câmara, fiquei com muitas dúvidas do papel da Junta de Freguesia neste processo. E escusa de vir falar em abaixo assinados, "promovidos pela Junta" que pouco mais eram do que anónimos e que teriam se calhar algum pretexto ao serem assim apresentados à população. Não seria normal que todas as páginas estivessem devidamente identificadas quer com o brasão da Freguesia quer com um texto que identificasse claramente a Freguesia como promotora. Agora é bom não esconder da população, que mais uma vez é quase certo que vão existir novas reduções na frequência da carreira 76. Ou será que o MOV só gosta de apresentar uma parte do resultado. Não será esta a altura de nos preparar-mos para a próxima batalha, ou os eleitos do PS na Cruz Quebrada-Dafundo (ou serão do MOV ??) vão continuar a "enterrar a cabeça na areia" e a nada fazer. Está nas mãos do Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia, eleito pelo PS e apoiante do seu MOV, marcar a reunião que foi aprovada por unanimidade, por proposta do PSD, na Assembleia de Freguesia do passado dia 13 e que até agora não convocou. Provavelmente esqueceu-se ou perdeu o papel onde tomou nota. Mas uma coisa é certa o problema da carreira 76 vai continuar!!

Mas apesar das iniciativas do PSD em sede de Assembleia de Freguesia, com o apoio de todas as forças politicas nela representada, incluindo o Sr. Presidente da Assembleia, para que este assunto seja analisado de forma cuidada e isenta, envolvendo não só os autarcas, mas também diversas instituições da Freguesia, de forma a produzir um documento que espelhe por um lado a necessidade e importância que a Carreira 76 tem para a Freguesia e por outro que o serviço prestado pela VIMECA e pelo Combus, não são só por si solução, o Sr Presidente da Assembleia de Freguesia, sem dúvida com o apoio do Sr. Presidente da Junta, ambos eleitos pelo Partido Socialista (e que agora ninguém sabe muito bem o que representam, se o PS se o MOV), continua a preferir o espectáculo.

Só assim se compreende que os membros da Assembleia de Freguesia tenham sido surpreendidos esta sexta-feira que passou, ao final do dia e por e-mail, da intenção de marcação de uma Assembleia de Freguesia Extraordinária para debater a carreira 76 e o Regimento da Assembleia de Freguesia.

Não julgue o Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia (e mesmo o Sr Presidente da Junta) que o PSD tem medo ou foge do debate seja de que tema seja, com a população. 

Mas, ou existe alguma novidade importante sobre a Carreira 76 e então que a mesma seja divulgada de imediato, ou não vemos a urgência que tal tema seja discutido em Assembleia de Freguesia antes de o Sr. Presidente da Assembleia convocar, como está obrigado por deliberação da Assembleia, com a qual ele mesmo concordou, uma reunião da Comissão Transportes, nos termos em que foi aprovada a 13 de Janeiro.

Já quanto ao Regimento da Assembleia é vergonhosa a atitude do Presidente da Assembleia de Freguesia, de não ter convocado para esta quinta-feira, dia 23, como  se comprometeu em reunião com representantes de todas as forças representadas na Assembleia, no passado dia 7 do corrente mês, uma Reunião da Assembleia para analisar, discutir e votar a proposta de Regimento que existe e que foi apresentada pelo PSD, IOMAF e CDU. Com mais esta atitude, adiou mais uma vez a possibilidade de dotar a Assembleia de um Regimento actual, indispensável ao bom funcionamento da Assembleia, situação que vem adiando desde o início do mandato.

Já é tempo de se acabar com a política espectáculo nesta Freguesia e de se começar a respeitar a Lei e as deliberações da Assembleia. E se o Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia, acha que não está à altura de fazer cumprir as deliberações da Assembleia a que preside, se a realidade do que é uma Assembleia de Freguesia e do trabalho que a mesma pode e deve produzir em prol da população é diferente daquilo que lhe prometeram no início do mandato, e se não é capaz de manter a sua palavra e a sua independência enquanto Presidente do órgão mais importante da Freguesia, que é a Assembleia, então é melhor que se demita!

Sem comentários: