quinta-feira, 28 de junho de 2012

Porque voto Lista A

Caros Companheiros,

Aproxima-se mais um momento importante na vida do nosso Partido, com a eleição da Comissão Política Concelhia de Lisboa, sendo que este momento, perante o recente passado e os desafios que se aproximam no futuro, assume, sem dúvida, uma importância ainda maior.

Como todos tivemos oportunidade de acompanhar, a primeira Comissão Política de Concelhia de Lisboa, eleita há menos de dois anos e que não mereceu o meu apoio, não teve a capacidade de reunir os militantes de Lisboa em torno de um projecto político, não tendo sequer conseguido realizar uma única iniciativa política.

Acredito que tal incapacidade se deveu essencialmente à ausência de uma liderança adequada, que estava mais preocupada com a imagem pessoal da figura do Presidente e menos em congregar o esforço de todos os militantes de Lisboa, em torno de um projecto comum.

No entanto, e depois de ter conhecido o companheiro Mauro Xavier, bem como o seu programa, considero que esse não será um problema. A forma como se apresenta e como fundamenta a sua candidatura, permite antecipar uma capacidade de decisão com base na participação de todos, com uma clara definição do rumo e dos objectivos a atingir. 

E esta é uma das principais razões que me leva a não apoiar o companheiro Paulo Ribeiro a estas eleições. Ainda que tenhamos estado juntos em alguns momentos eleitorais anteriores, nomeadamente, quando ambos apoiámos o companheiro Jorge Paulo Roque da Cunha à Comissão Política Distrital, ou quando ambos decidimos participar na lista de consenso para delegados ao último Congresso Nacional, tal deixou de se justificar quando as únicas razões apontadas para a sua candidatura levam à conclusão clara de que a mesma se resume a um projecto pessoal, baseado numa guerra a fantasmas e alegados interesses ocultos, mas sem avançar uma única opção política ou um rumo a seguir, não constituindo uma alternativa suficientemente credível para enfrentarmos os desafios que se anunciam, e relativamente aos quais se exige um clima de pacificação interna que possa propiciar uma maior participação dos militantes na vida interna do partido.

Pelo contrário, ao lermos o programa apresentado pelo companheiro Mauro Xavier facilmente se verifica que, para além de simples, conciso e objectivo, nele encontramos resposta às principais questões e desafios que hoje se colocam à Lisboa Concelho, Lisboa Social Democrata e à Lisboa Capital e em relação às quais não posso deixar de concordar, seja em relação às eleições autárquicas que se aproximam e nas quais concordo que o PSD se deverá apresentar com um programa que implemente a Social Democracia, assente numa estratégia política estruturante do futuro da cidade e que venha a ser encabeçado por um candidato que abrace o desafio com total entrega, compromisso e disponibilidade que um tal desafio implica. 

Seja em relação à estrutura interna do Partido em Lisboa que face ao novo mapa de freguesias se tornou obsoleta, sendo inevitável a rápida criação de novos núcleos. Finalmente, e em relação à Lisboa Capital, também não posso deixar de concordar com a necessidade de cada vez mais se sensibilizar e mobilizar os nossos militantes e autarcas, especialmente os eleitos ou destacados em cargos nacionais para as questões de Lisboa, enquanto capital do país. 

É por todas estas propostas apresentadas e devidamente fundamentadas que considero que o companheiro Mauro Xavier é o candidato que reúne as melhores condições para liderar o Partido em Lisboa nos próximos dois anos, razão pela qual apoio a sua candidatura, o seu programa e em relação ao qual estarei sempre disponível para ajudar a implementar em Lisboa. 
  
Neste sentido faço um apelo a todos à participação nas eleições para a Comissão Politica Concelhia e para a Mesa da Assembleia de Secção que se realiza no próximo Sábado, dia 30, entre as 12h. e as 22h., no SANA Lisboa Hotel, com entrada pela Av. Fontes Pereira de Melo, nº 8 e pela Rua Actor Tasso, nº1.

Saudações Social Democratas,

Paulo Lopes

Sem comentários: