quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Tão novos que nós éramos


Há uns meses o meu amigo Francisco Lopes, publicou esta foto no Facebook, escondida até então, e que foi tirada, momentos depois de os meus amigos no centro da foto - Eduardo Guedes de Oliveira e Francisco Lopes, terem ajudado a transportar a urna de Francisco Sá Carneiro, depois do velório no Mosteiro dos Jerónimos, até ao carro funerário, e que é só por si reveladora do sentimento de enorme tristeza, que nos encheu a todos naqueles dias.

Lembro-me de também lá ter estado, durante toda aquela noite, como se fosse hoje.

Tão novos que nós éramos e tivemos tanta responsabilidade neste dia, dizia o Eduardo Guedes de Oliveira, num comentário a esta foto no Facebook, com enorme razão, pois a JSD teve um papel fundamental, quer durante todo o velório nos Jerónimos, quer durante as mais de 5 horas que durou o cortejo fúnebre até ao Alto de São João. Mas também recordo com enorme orgulho, a forma como, contra todas as regras do protocolo, a direcção nacional da JSD, presidida na altura pelo meu amigo António Lacerda, prestou a sua homenagem.

Mas esta foto além da grande tristeza que me trás, seja pelo momento que me lembra seja pela presença na mesma do meu grande amigo Pedro Ulisses, que já partiu, ao mesmo tempo lembra-me com enorme alegria o grande grupo que fomos e os enormes amigos que fiz nesses anos e que mais de 35 anos depois perduram. Além do Eduardo Guedes de Oliveira, do Francisco Lopes, do Pedro Ulisses, e do Fumeca que aparecem na foto, faziam parte deste nosso grupo entre muitos outros, amigos como o Luis Albergaria, Jose Antonio Cunha, Rodrigo de Melo Gonçalves, Paulo Bento, Vitor Cardoso, Nuno Morais Sarmento, Luis Tavares, entre muitos outros, amigos que se mantêm até hoje e que são uma recordação de tempos de verdadeiro combate politico, dia a dia, na rua e nas escolas e de uma "J" com princípios, ideais e carácter, que hoje infelizmente vão sendo raros. Que saudades de tudo.......

A minha mulher noutro comentário no Facebook, escreveu que "esta foto está mesmo de arrepiar... transborda a tristeza e desalento! E ver a foto hoje, fica um sabor ainda mais amargo porque se vê o "futuro" que naquele dia se perdeu", e cada a cada dia que passa, tenho cada vez mais a certeza, que nunca mais havemos de ter alguém com a visão para Portugal que Sá Carneiro tinha e que hoje mais do que nunca, tanta falta faz ao país.

2 comentários:

Eduardo (ou o Grande Jarbas) disse...

Um momento que não esqueço nunca mais...E que teve o nosso envolvimento total já que nos pediram que assumissemos a responsabilidade de coordenar as operações dos serviços de apoio durante toda a cerimónia e fazermos a ligação aos serviços de protocolo de Estado do MNE e de segurança (PSP). Recordo-me inclusive de uma rápida reunião com o Gen. Almeida Bruno e mais oficiais da PSP e este ter mencionado que teria de haver uma estreita ligação com os nossos serviços...e assim foi feito!
Note-se que havia também muitos jovens independentes e da JC e do PPM envolvidos nesta operação!

Alex. disse...

Todos nós nos lembraremos sempre onde estávamos, com quem, o que fizemos. E o que sentiamos. O que sentimos. O que não se apaga.. http://alexilr-realgana.blogspot.pt/2010/12/o-4-de-dezembro.html