quinta-feira, 8 de julho de 2010

É urgente informar a população sobre o futuro da Duque de Ávila e zona envolvente

Na passada sexta-feira, dia 2, a Câmara Municipal de Lisboa, através dos vereadores Nunes da Silva e Sá Fernandes, organizou nos Paços do Concelho uma sessão pública de apresentação do último plano do projecto de requalificação do eixo Rovisco Pais – Duque de Ávila – Marquês da Fronteira, que inclui alterações de trânsito e de circulação de autocarros em vários arruamentos circundantes a estas artérias, como é o caso das avenidas João Crisóstomo, Miguel Bombarda e Alameda Cardeal Cerejeira, entre outras.

Além dos referidos vereadores e de vários técnicos municipais que fizeram a apresentação, estiveram presentes diversos moradores, comerciantes, autarcas e ex autarcas das Freguesia abrangidas por este plano.

Destes últimos não posso deixar de referir a presença do Presidente e da Secretária da Junta de Freguesia de São Sebastião da Pedreira e de um membro eleito pelo PS da mesma Assembleia de Freguesia, do Presidente da Junta de Freguesia de São João de Deus, do vogal do CDS da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima e de um membro eleito pelo PS da Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima.

Desta apresentação, considero ser de reter os seguintes pontos principais:

- A previsão de estacionamento nas Avenidas Rovisco Pais e Duque de Ávila, novidade em relação ao projecto de que tivemos conhecimento há cerca de um ano atrás;

- A transformação da Avenida João Crisóstomo em via com dois sentidos, reservadas a transportes públicos e residentes.

Sendo a Freguesia de Nossa Senhora de Fátima a mais afectada quer pelas obras do metropolitano, quer pelas várias alterações propostas, não posso deixar de lamentar aqui a atitude de passividade da respectiva Junta de Freguesia, particularmente da sua Presidente que mais uma vez primou pela ausência e não se fazendo representar, numa reunião da máxima importância para a nossa Freguesia.

Se não vejamos. Nas últimas reuniões públicas do executivo da freguesia de Nossa Senhora de Fátima, realizadas nos dias 31 de Maio e 28 de Junho, bem como na Assembleia de Freguesia de 30 de Junho, foi de forma muito clara dito pela Senhora Presidente da Junta que nada sabia sobre o que se passava ou iria passar na Avenida Duque de Ávila, afirmando ainda desconhecer os projectos sobre a circulação dos transportes públicos.

Esta posição de total ignorância foi reiterada pelo Senhor Secretário da Junta que afirmou ainda que tudo aquilo de que tinham conhecimento sobre esse assunto partilhavam com os seus fregueses, razão pela qual tinham colocado na última revista da Junta de Freguesia uma planta do projecto da Duque de Ávila, pois era tudo aquilo de que tinham conhecimento.

Qual não foi o meu espanto quando ouvi o Senhor Vereador Nunes da Silva referir que, não só as quatro Juntas de Freguesia abrangidas por este projecto tinham tomado conhecimento do mesmo em duas reuniões, como lhes tinha sido dada a possibilidade de apresentar sugestões ou propostas alternativas às apresentadas. Pelo que foi dito, tais reuniões ter-se-ão realizado em Março e Abril de 2010, nas quais a Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima se fez representar na primeira pela sua Presidente e na segunda pelo Senhor Secretário.

Devo referir que por ter ficado com dúvidas, resolvi interpelar os Senhores Vereadores no sentido de confirmar a presença da Junta de Nossa Senhora de Fátima nessas reuniões, o que foi confirmado pelo senhor vereador Nunes da Silva.

Já no final da reunião e em conversa com os Senhores Presidentes de São João de Deus e São Sebastião da Pedreira tive oportunidade de obter igual confirmação, assim como a confirmação de que o projecto agora apresentado corresponde no essencial ao que lhes tinha sido apresentado e discutido nessas reuniões.

Esta atitude da Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, de deixar na ignorância quer a população em geral, quer os autarcas da Freguesia é lamentável, tornando-se urgente que a população e os comerciantes sejam informados do projecto e do impacto que se prevê que o mesmo venha a ter nas suas vidas e no seu dia-a-dia.

Ora, se a Junta entende que nada deve fazer para informar os seus fregueses do futuro que os espera – o que permite concluir que concorda com o que a Câmara socialista nos quer impor – então porque não realizar uma Assembleia de Freguesia extraordinária à semelhança do que sucedeu em Fevereiro de 2009 aquando da questão do encerramento das esquadras da João Crisóstomo e do Rego, para que a população possa tomar conhecimento do que se vai passar e se possa manifestar.

E se sobre a Duque de Ávila tivemos oportunidade de ver planos concretos sobre o que vai aí ser feito, já sobre a João Crisóstomo nada nos foi mostrado, pelo que faz todo o sentido a audição e participação da população e dos autarcas de Nossa Senhora de Fátima, enquanto é tempo.

À Senhora Presidente de Junta, apenas lhe peço que acorde para a realidade do que se passa na nossa Freguesia e aja! Deixe de andar atrás dos outros, a reboque daquilo que sai nos órgãos de comunicação social e das iniciativas dos outros Presidentes de Juntas e tome a iniciativa de liderar verdadeiramente a contestação a um projecto, do qual a Freguesia mais afectada é precisamente a de Nossa Senhora de Fátima.

Se acha que não tem competência para tal ou não se sente à vontade para tomar tal posição, delegue num dos membros do seu executivo tal tarefa. Sempre é melhor do que não fazer nada ou como é seu apanágio falar sobre tudo e mais alguma coisa e não dizer nada sobre aquilo que está em causa.

E neste caso está em causa o bem-estar de uma parte da população da Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, que durante estes anos sofreu em silêncio com estas obras, mas que neste momento, mais de um ano depois da inauguração das novas estações do metro, continua a ver tudo parado, toma conhecimento de projectos pelos órgãos de comunicação social. E isto sem esquecer os comerciantes, que muitos prejuízos tiveram e têm e não vêem na Junta um parceiro que os apoie e os ajude.

Espero nos próximos dias poder disponibilizar o projecto que nos foi apresentado na passada sexta-feira, bem como outras informações que julgo serem do interesse de todos no esclarecimento do que se passa sobre esta zona da nossa Cidade.

14 comentários:

HOPE STAR disse...

Este projecto da Avª Duque d´Avila é uma continuidade ao projecto de encerramento das esquadras da PSP na Freguesia de Nª Srª de Fátima. Um total desinteresse da Senhora Presidente, um pessimo serviço à população da Freguesia e uma imagem que leva o PSD a ficar comprometido, apesar de previamente ter sido avisado. A Esquadra da PSP conseguiu-se não pela Presidente mas graça a um grupo de pessoas que pediram ajuda a representantes municipais que conseguiram uma "onda de solidariedade" em todos os partidos com assento na Assembleia Municipal. Não é a Senhora Presidente que está de parabens são essas pessoas que alcançaram uma vitória que só eles sabem!
No caso da Duque d´Avila a informação existe há muito tempo não só para a nossa Freguesia mas para todas envolvidas (há que dizer que o projecto afecta 95% de N.S.Fatima e 5% as restantes freguesias envolvidas), a comunicação à população é nula (quer em Assembleias quer na Revista), a falta de agilidade é notória e a confusão é imensa. Não está a ser um bom trabalho e como estão as coisas... poucas serão as modificações possíveis.

Luís Miguel Sousa disse...

É de facto lamentável que a população da freguesia de N.S. Fátima, à tantos anos prejudicada pelas intermináveis obras do Metro, continue na ignorância sobre o plano de requalificação da zone em questão.
Pior ainda, quando houve a oportunidade de, quer a população quer os autarcas da freguesia, terem tido conhecimento dos planos da Câmara, e eventualmente pudessem apresentar alternativas que melhor servissem os interesses da população e dos comerciantes da freguesia.
Shame on you Ms. President, shame on you.....

HOPE STAR disse...

1 - Sabemos que é Verão, muitas gente de férias, mas importará que se anuncie e agende uma Assembleia Extraordinária de Freguesia, por parte da Senhora Presidente de Mesa, com um unico ponto "Duque d´Avila - Ponto Situação, Esclarecimentos e Propostas/Sugestões a apresentar à C;L" para auscutar a população sobre o impacto destas alterações.

2 - Em termos de comércio nomeadamente:
i) o estacionamento de autobus para as 3 unidades hoteleiras existentes, o estacionamento de cargas/descargas de particulares que nao possuem garagem e vem com as compras de supermercado;
ii) as compensações financeiras que a CML irá propor para os comerciantes (isenção taxas municipais por 3 anos, licenciamento de esplanadas com redução, menor burocracia em pequenas obras que necessariamente eles terão que fazer, etc.);
iii) como evitar o caos da Miguel Bombarda (5 faixas com 2 de estacionamento e 3 de circulação, mas que na realidade por vezes é 1);
iv) qual o impacto na João Crisostomo (5 faixas com 2 de estacionamento, ficam 3, como é?)de passar a 2 faixas de rodagem, com obvias necessidades de parqueamento, de circulação de tansportes publicos;
v) A CML garante o parquemanto nocturno aos residentes na zona nos parques de estacionamento do Arco Cego e da Marques de Tomar (pois perdem-se cerca de 50 lugares só na Duque d' Avila).

3 - Estas preocupações nunca foram equacionadas numa palestra da Senhora Presidente de Junta nas reuniões de Assembleia de Freguesia nem no Boletim. A Comunicação Escrita da Senhora Presidente é pura chachada, sem dizer nem informar absolutamente nada. É o estado natural de quem n
não quer agir porque isso dá trabalho e chatices.

4 - Por tudo isto, subscrevo a realização o mais breve possível de uma AGE - Assembleia Geral Extraordinária para primeiro sermos informados (com rigor e suportados em documentos) e depois colocarmos as nossas preocupações.

Isabel Magalhães disse...

Paulo;

Louvo o seu empenho. Ainda bem que está atento.


Abraço

I.

Carla Matos disse...

Concordo com a ideia de fazerem uma Assembleia de Freguesia extraordinaria, pois 'e importante que todos saibam o que se vai fazer nesta zona.

Filipe Beja disse...

Acho que pode ser feito, mais e melhor pela participação pública dos cidadãos...

As reuniões de Junta estão, sistematicamente, com poucos participantes, os projectos em discussão têm poucos contributos, exteriores às equipas que os elaboram!

Acho que vale a pena ser mais exigente e lutar pela discussão deste tipo de projectos! Só assim terão maior qualidade, e só assim reflectirão um equilíbrio de interesses distintos...

Concordo com a marcação de uma Assembleia Extraordinária, no entanto é um desperdício de tempo e dinheiro caso não exista empenho na mobilização da população...

Vitrinas, boletim da Junta, internet, e-mails, colectividades, publicidade institucional, rádio, jornais, etc... são veículos de comunicação que podem ser mais claramente utilizados pela Junta de Freguesia com o objectivo de envolver mais interessados e reunir um maior e melhor contributo dos cidadãos que usufruem do espaço da freguesia/cidade.

Filipe Beja disse...

Acho que pode ser feito, mais e melhor pela participação pública dos cidadãos...

As reuniões de Junta estão, sistematicamente, com poucos participantes, os projectos em discussão têm poucos contributos, exteriores às equipas que os elaboram!

Acho que vale a pena ser mais exigente e lutar pela discussão deste tipo de projectos! Só assim terão maior qualidade, e só assim reflectirão um equilíbrio de interesses distintos...

Concordo com a marcação de uma Assembleia Extraordinária, no entanto é um desperdício de tempo e dinheiro caso não exista empenho na mobilização da população...

Vitrinas, boletim da Junta, internet, e-mails, colectividades, publicidade institucional, rádio, jornais, etc... são veículos de comunicação que podem ser mais claramente utilizados pela Junta de Freguesia com o objectivo de envolver mais interessados e reunir um maior e melhor contributo dos cidadãos que usufruem do espaço da freguesia/cidade.

Paulo Marques disse...

Como residente na Marquês Sá da Bandeira, este projecto preocupa-me de sobremaneira. Aquando da abertura do El Corte Ingles (com a sua brilhante entrada para o parque) a zona onde resido foi seriamente prejudicada em termos de estacionamento. Agora volta a ser ameaçada com as confusões e indefinições do extremista Sá Fernandes a quem chamam vereador das bicicletas e da agricultura.
Só posso dizer que acho admirável e notável que a Presidente da Junta mais afectada por este problema desconheça o que vai acontecer. Ou, pior, que o esconda dos seus fregueses. Não esqueça que fomos nós que a elegemos e é a nós que cabe o direito de ser esclarecidos. Confesso que, quando preciso de saber coisas sobre a minha zona, é mais fácil perguntar ao Presidente da Junta de S. Sebastião... Esse está sempre bem informado e disponível.
A Asembleia é necessária e urgente!

Rui Freitas disse...

Trabalho na área em questão e, tanto eu como os meus colegas, gostaríamos de perceber o que afinal irá passar-se na zona. Como ex-Presidente duma Junta de Freguesia, acho incrível e imperdoável que a Autarca mais directamente envolvida não saiba e, sabendo, não informe (o que é mais grave) a população, convocando de imediato uma Assembleia de Freguesia extraordinária onde a população possa (como deve ser) colocar todas as dúvidas e vê-las esclarecidas. Assim é como deve proceder um BOM AUTARCA. Mas, enfim... há de tudo!

Jorge Santos disse...

Como Autarca noutra Freguesia, concordo que os residentes e comerciantes devem ser informados do que vai acontecer na área pois irá afectar todos os que ali passam, vivem e têm comercio.

Anónimo disse...

Dizia eu que as informações transmitidas aos "fregueses" da Junta de Freguesia de N. S. Fátima são escassas e muitas vezes fora de tempo. Nas avenidas novas (Av. João Crisóstomo, Av. Duque D'Avila, etc.) decorrem obras importantes que se arrastam há logo tempo. Pela impotância de que se revestem, iram certamente alterar as condições não só de quem lá mora como daqueles que ali desenvolvem a sua actividade profissional.DEVE por isso a Junta, como representante local da população informar-se e INFORMAR, tal como defender junto do político os interesses daqueles que representa e a elegeram!

Caetano Gomes disse...

É por demais evidente que a Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, na pessoa da sua Presidente, não tem tido um comportamento adequado para com os seus fregueses, nomeadamente na defesa dos seus interesses, alheando-se dos problemas da Freguesia e reagindo sempre a reboque dos acontecimentos.
Já foi assim no passado, lembrem-se do que se passou quando o MAI fechou as Esquadras da polícia existentes na Freguesia..., isto para não falar de outras situações, por ventura menos relevantes mas igualmente importantes para quem vive ou trabalha em Fátima.
Se assim é, vamos tentar mais uma vez, levar a Junta a reboque e providenciar para que seja marcada, ainda no decorrer do mês de Julho, uma Assembleia de Freguesia. Onde se informe a população da forma pouco cuidada com que a Câmara de Lisboa, nomeadamente os Pelouros que tratam do espaço público,têm tratado a nossa Freguesia.
Importa que, nessa Assembleia, a Junta de Freguesia explique o que se passa com a Av. Duque de Ávila e apresente elementos que consubstanciem essa explicação, nomeadamene plantas de sentidos de trânsito, com indicação dos lugares de estacionamentos das paragens dos transportes públicos, bem como de outros aspectos que a Junta considere relevantes e de interesse para a população.

Margarida Marinho disse...

Após conhecimento do projecto Duque de Ávila e zonas envolventes, cumpre-me a obrigação como freguesa de pedir mais esclarecimentos e por tal louvo a iniciativa tomada pelo companheiro, Paulo Lopes, para a realização de uma assembleia extraordinária. Efectivamente aquilo que se ouve é uma coisa e aquilo que está no projecto é outra.
A nossa Junta de Freguesia Nossa Senhora de Fátima, tem de ter uma palavra na execução das obras projectadas e terão de ser em primeiro lugar os fregueses a ouvir e a expor o melhor para a mobilidade de todos.
Margarida Marinho

Louvo e subscrevo.
José Marinho

Amigo Económico disse...

É recorrente a desresponsabilização constante nas reuniões publicas por parte da Sra Presidente do Executivo da Junta de Freguesia relativamente a quase todas as matérias que lhe são colocadas, pior do que a inadmissibilidade sobre a invocação de desconhecimento é o encobrimento da pouca vontade existente em esclarecer, a questão relacionada com a Duque D'Avila é apenas um dos exemplos...É essencial que se esclareçam as pessoas, é imperativa a realização duma Assembleia com o proposito de convidar a Sra Presidente a pronunciar-se devidamente e de forma clara...Apoio total à iniciativa proposta pelo Paulo.