quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Afinal sempre há esplanadas no Campo Pequeno

Ao contrário do noticiado pelo JN no passado dia 18, afinal sempre há esplanadas em funcionamento no Campo Pequeno e com clientes. Isso mesmo comprovei, hoje, ao passar por lá, por volta da hora de almoço.

Neste sentido, não deixa de ser de assinalar a quebra de silêncio da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno, que inexplicavelmente se tinha mantido em silêncio durante todo este processo e que em comunicado, em estilo de desmentido, vem repor alguma verdade sobre o que se passou e, principalmente, dar uma visão diferente daquilo que alguma imprensa e vozes mal informadas e tendenciosas têm tentado manipular, apresentando apenas um lado da verdade sobre o que, na realidade, levou ao fecho de algumas “esplanadas” do Campo Pequeno.

Via blog Cidadania LX, aqui fica a noticia do JN de hoje:

«Na edição de hoje, 18 de Agosto de 2011, foi publicada na página 29 do JORNAL DE NOTÍCIAS, uma notícia com o título em referência.

Sendo tal notícia totalmente destituída de verdade, somos [SCRUP - Sociedade de Renovação Urbana Campo Pequeno, S.A.] pela presente a solicitar a V.Exa. se digne providenciar a publicação do devido desmentido, nos termos da Lei de Imprensa

Com efeito...

- Dos 7 restaurantes da Praça de Touros do Campo Pequeno, 5 estão a funcionar normalmente com as suas esplanadas em plena actividade e hoje, com a magistral corrida de touros comemorativa dos 119 anos da Praça, de certeza as esplanadas irão estar cheias e, como de costume, muita gente não irá conseguir lugar.

- Os 2 restaurantes que estão fechados eram explorados por uma mesma entidade que, abusivamente não respeitou as condições contratuais, que impunham um mobiliário de esplanada uniforme e de qualidade, montou tendas enclausurando as esplanadas, instalou no espaço público uma churrasqueira, de que deitava as cinzas na caleira de captação das águas pluviais provocando obstruções causadoras de inundações, e mantinha durante vários dias e à torreira do sol, um porco no espeto, verdadeira ameaça para a saúde pública.

- Foi em resultado de protestos de moradores circunvizinhos e a pedido desta Empresa, gestora de todo o Centro de Lazer Campo Pequeno, que a Câmara Municipal, após vários avisos não acatados pelo infractor, avançou com o desmantelamento de tudo o que se encontrava em infracção nessas esplanadas, após o que tudo voltou à normalidade como se encontra hoje e pode ser verificado "in loco".

Resta-nos lamentar que o prestigiado jornal que VExa. dirige não acautele melhor sobre se as suas "fontes" são fidedignas e não comprove o mínimo de veracidade das notícias que publica, pois dizer que ...

"Hoje, quando se assinalam os 119 anos do equipamento, o espaço está vazio e desolador..." é uma inverdade grosseira que qualquer leitor do Jornal que passe pelo Campo Pequeno irá constatar.

Porque não podemos deixar de admitir que tal erro tenha resultado de lapso de menor controlo da "fonte" e da "notícia", desde já agradecemos a publicação do devido desmentido.

Atentamente
J. David Ferreira
Director Geral

Nota da Direcção

"Aquilo que neste direito de resposta se acusa de totalmente destituído de verdade é afinal a diferença (de termos) que vai de dois restaurantes (o que refere o texto) para as três esplanadas que a notícia relatava, e é verdade. Quanto à inverdade grosseira da notícia o JN comprovou in loco como este se encontrava.

O JN lastima, porém, que a sociedade que gere o Campo Pequeno só se tenha mostrado disponível para receber o Jornal no dia seguinte ao da publicação da notícia, o que teria possibilitado apresentar logo a sua versão dos factos, como o JN demonstrou com nova notícia sobre a matéria no dia 19."»

Sem comentários: