segunda-feira, 11 de março de 2013

Na Cruz Quebrada-Dafundo continuam as irregularidades e intimidações por parte do Presidente da Junta de Freguesia

Na Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, realizada no passado dia 27 de Fevereiro, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia deu-nos finalmente o prazer da sua presença, depois de ter faltado às últimas 4 reuniões realizadas a 20 de Novembro, 20 de Dezembro, 16 de Janeiro e 5 de Fevereiro.(ver aqui as actas)

Convocada a pedido do Senhor Presidente da Junta de Freguesia para o dia por si indicado, e tendo como ponto principal a substituição dos 2 membros demissionários do executivo e dos 2 que renunciaram ao mandato, foi com alguma surpresa que se verificou que da lista do PS, apenas compareceu a esta reunião 1 dos 5 eleitos, se bem que esta situação tem sido usual nas ultimas Reuniões da Assembleia. Mas, surpresa maior foram os nomes propostos à Assembleia, pelo Senhor Presidente da Junta, para substituírem os demissionários e renunciantes ao mandato, todos membros da lista do PS, por si encabeçada em 2009.

Dos três nomes propostos, apenas um se encontrava presente na sala. Quanto aos outros dois, fazendo parte da lista do PS apresentada em 2009, não são membros da Assembleia, pelo que nunca poderiam ser escolhidos, uma vez que apenas podem ser seleccionados para ocuparem lugar no executivo, membros efectivos e em plenas funções na Assembleia, no momento da votação.

Mas como tal, só por si, já seria perfeitamente irregular à face da Lei, o Senhor Presidente ainda apresentou uma "declaração sob compromisso de honra" assinada pelos 3 elementos por si indicados bem como 2 "procurações" em que dois desses elementos se fariam representar pelo terceiro na Assembleia, em que a única assinatura que era possível comprovar era a do membro presente da sala, sendo que tenho sérias dúvidas da veracidade das outras duas, uma vez que não foram reconhecidas em notário e são extremamente semelhantes. Mas independentemente da veracidade ou não das referidas assinaturas, tenho muitas dúvidas que esta manobra, mais uma, do Senhor Presidente da Junta seja permitida.

Enfim, mais um triste episódio, protagonizado por este presidente de Junta, que recorre permanentemente à mentira e intimidação para tentar enganar e pressionar os membros da Assembleia e a População, nomeadamente quando afirma ter instaurado processos judiciais aos membros da Assembleia, sem nunca os mostrar ou provar.

Mas como se tudo isto não chegasse, o Senhor Presidente da Junta, entregou esta semana aos membros da Assembleia de Freguesia, uma proposta de Orçamento para 2013, datada de 14 de Dezembro de 2012 (???), assinada por 3 dos 5 membros do Executivo (Por si, pela secretária, que é sua sogra e que já apresentou a renúncia ao mandato e pelo membro eleito na ultima Assembleia), mas onde curiosamente não consta a assinatura do Tesoureiro do Executivo. Qual será a sua ideia, com a entrega deste documento, quando já estamos quase no fim do primeiro trimestre e quando o deveria ter apresentado em Dezembro passado, não sei. Mas de certeza que brevemente o Senhor Presidente irá ter mais uma das suas brilhantes ideias, ilegal de certeza, e nos brindará com mais uma das suas jogadas.

E quer este Senhor, que se candidatou pelo Partido Socialista à Cruz Quebrada-Dafundo em 2009, ser candidato a Presidente da Câmara Municipal de Oeiras. Se como independente ou por outro Partido, que provavelmente andará a tentar enganar para o apoiarem, não sei. Mas quando nem consegue ter consigo os membros da sua actual lista, da qual já renunciaram ao mandato 11 membros, não reúne o executivo da Junta de Freguesia há vários meses, falta às Assembleias de Freguesias, colocou contra si todas as instituições e colectividades da Freguesia, seria muito negativo para o Concelho tê-lo, sequer, como vereador. Esperemos que o bom senso prevaleça, pois pela população tenho a certeza que não voltará a ser eleito.

Oeiras precisa de

1 comentário:

Anónimo disse...

Na Cruz Quebrada/Dafundo toda a gente sabe que o Presidente da Junta não passa de um inutil, mediocre e aldrabão. Ninguém compreende é como é possivel que este inutil ainda não tenha sido corrido depois de ter sido detectado um buraco nas contas de 200 mil euros. O homem nem competência tem para varredor do lixo mas quer ser Presidente de Câmara. Só neste País.