quarta-feira, 9 de julho de 2014

Vexame. Pesadelo. Decepção. Humilhação. Fiasco. Vergonha. Desilusão. As capas dos jornais brasileiros de hoje

In Observador 9-7-2014
A derrota ontem da Selecção Brasileira só terá sido surpresa para os mais distraídos, pois desde o inicio do campeonato que se percebia que a Alemanha tinha uma equipa mais estruturada, mais forte e principalmente mais unida, que o Brasil. Nós fomos os primeiros a "provar do seu veneno", e parece que o Felipão não viu nenhum jogo da selecção Alemã.

A surpresa residiu apenas na dimensão da derrota, que só não foi ainda maior, porque a Alemanha após os primeiros 30 minutos, levantou claramente o pé, gerindo a partir daí o seu esforço, a pensar já na final, pois os 5-0 que se registavam no momento e com o Brasil completamente desorientado, já permitiam adivinhar quem tinha ganho aquela meia-final. Imagine-se então o que poderia ter acontecido se a Alemanha tivesse continuado a jogar no mesmo ritmo? Se com 7 - 1 as primeiras páginas dos jornais brasileiros de hoje, são aquilo que o Observador de hoje nos mostra, imagine-se o que seriam se tivéssemos tido até ao final do jogo, a Alemanha dos primeiros 30 minutos.

As capas dos jornais brasileiros de hoje chegam a ser cruéis. Algumas são muito imaginativas. Outras apenas tristes. Ou revoltadas. Se não vejamos, pois é algo que há 24 horas atrás ninguém julgaria possível, mesmo que o Brasil perdesse, como aconteceu:

“Parabéns aos vice-campeões de 1950, que sempre foram acusados de dar o maior vexame ao futebol brasileiro. Ontem conhecemos o que é vexame de verdade”
P.S.- Curiosa a capa de "O Sul", que escreve na sua primeira página "decepção", estando-se completamente borrifando para o acordo ortográfico, enquanto nós por cá, como no título da notícia do Observador escrevemos "deceção". Já nem os Brasileiros respeitam o acordo, mas por cá continua a haver uns teimosos que insistem em respeitar um acordo, em que cada vez mais, são menos os que acreditam nele.

Sem comentários: