sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Como com uma afirmação, António Costa destruiu uma credibilidade que levou 4 anos a reconstruir


Aquilo que António Costa fez hoje, foi dizer às empresas, portuguesas ou estrangeiras, que Portugal deixou de ser um estado de direito, que os contratos que assina não são para cumprir, que o estado deixará de respeitar a propriedade privada a qualquer momento, desde que essa propriedade, ou direito, impeça a concretização de uma qualquer alínea dos acordos que firmou com a extrema esquerda e que lhe permitem manter-se no poder.

Hoje o que António Costa fez, foi colocar em causa a credibilidade do país e colocá-lo em pé de igualdade, com países como Cuba, Coreira do Norte ou Venezuela. Mais uma vez, António Costa mostra que não sabe lidar, legal e democraticamente, com as adversidades, como acontece desde os tempos de faculdade, tudo fazendo para se manter no poder. Hoje António Costa igualou-se a Nícolas Maduro, ao quer transformar Portugal numa República Socialista Venezuelana, em que a vontade do povo e as Leis do país nada valem.

Mas não é só com a TAP, que António Costa está a quer quebrar com os compromissos e as boas práticas contractuais entre um estado e investidores estrangeiros. O caso da possível anulação da subconcessão do Metro Carris atribuída ao grupo ADO/Avanza, levou a que, também hoje, o governo mexicano manifestasse a sua preocupação, com a concretização de tal possibilidade.

É toda a credibilidade de um país, que nos últimos 4 anos foi recuperada a muito custo e com muitos sacrifícios dos portugueses, que António Costa de um momento para o outro resolve colocar em causa, sem sequer dizer ao país, quanto é tais decisões vão custar ao país e aos portugueses.

Mas sobre a TAP, convém relembrar aos mais distraídos e a toda a esquerda e extrema esquerda, que com demagogia e mentiras, tentam convencer os portugueses que a venda da TAP foi feita por um governo que não tinha poderes para tal, alguns factos:

"O contrato foi assinado muito antes da sessão da Assembleia da República que chumbou o programa do governo. O contrato para a venda da TAP foi assinado a 25 de Junho!

O que foi assinado a 12 de Novembro foi o acordo com os bancos. O Estado vendeu a TAP a 25 de Junho sujeito a condições suspensivas. A saber: a autorização da Concorrência; o refinanciamento e autorização da autoridade aeronáutica. Dado que todas as condições foram preenchidas, o Estado estava obrigado a cumprir o compromisso de venda de 25 de Junho e assim as acções foram transmitidas para o consórcio e este entrou com o dinheiro na TAP. Ponto  final.

António Costa o que pretende fazer? Alterar leis que permitam romper contratos mesmo sem razão? Criar normas que dêem corpo à sua vontade? Mandar nos Tribunais?
Será este país a República das Bananas? Será uma Little Italy?" In Corta Fitaspor Mariana Teixeira Alves

Quanto à questão muito querida à esquerda, de que este negócio foi mau para o Estado, porque os bancos exigiram uma garantia do Estado para reestruturar a dívida da TAP, convém lembrar de que "a dívida da TAP antes da venda já era responsabilidade do Estado, pois este era o único accionista. A venda não trouxe uma responsabilidade nova para o Estado". Antes, "A venda da TAP permitiu salvar a companhia de um problema de tesouraria".

"Vergonhoso. Lamentável. António Costa serve-se inequivocamente de José Sócrates e Nicolas Maduro como modelos de inspiração - ambos recusam encarar a verdade e atirar a toalha ao chão. Não faz parte do seu quadro ético. E pelos vistos do dele também. O que António Costa promete fazer é precisamente o oposto de apertar o cinto. Mas a obesidade ideológica não será servida fria. Os portugueses irão pagar esta taxa de aeroporto". In Estado Sentido, por John Wolf

Como é que Antonio Costa pretende concretizar esta sua ameaça revolucionária esquerdoide, não o diz. Mas uma vez que parece não ter base legal para tal, só me resta concluir que António Costa quer reintroduzir as nacionalizações forçadas pós 25 de Abril, que tantos milhões custaram a Portugal.

Sem comentários: