segunda-feira, 3 de maio de 2010

Já começou a Expo Xangai 2010

Uma Expo não é só uma Expo
"Na China de hoje, o não político é na verdade profundamente político." E é por isso que a Expo Xangai 2010 não é apenas um conjunto de exposições. O regime volta a mostrar as suas garras.

Os números são à escala chinesa e a Expo Xangai 2010 será a maior exposição universal alguma vez realizada. Os seus 5,28 quilómetros quadrados - duas vezes o tamanho do Mónaco ou mil estádios de futebol - deverão receber 70 milhões de visitantes. É também a mais cara: oficialmente gastaram-se quatro mil milhões de dólares (cerca de três mil milhões de euros), mas os media falam em 58 mil milhões (quase 44 mil milhões de euros) para preparar a cidade mais populosa da China para a receber. É a realização de "um sonho com 100 anos", disse o primeiro-ministro. É a China a disparar a arma do seu soft power, dizemos nós.

Veja aqui na integra este artigo do Público

Veja aqui os pavilhões mais arrojados da Expo, nos quais se encontra o Pavilhão de Portugal, numa apresentação multimédia do Público.

Depois de ter visitado as Exposições de Sevilha (1992), Lisboa (1998) e Hannover (2000), esta é, por tudo aquilo que já me foi possivel observar, realmente muito maior e com uma arquitectura bastante arrojada. Quem me dera lá estar!

Sem comentários: