quinta-feira, 13 de maio de 2010

Espaços verdes da Av. das Forças Armadas

Até há cerca de um ano, os espaços verdes existentes junto dos blocos de prédios localizados entre a Av. das Forças Armadas e a Rua Sanches Coelho estavam praticamente ao abandono. Só no final do anterior mandato autárquico houve uma intervenção nestes espaços, que recuperou algumas dessas zonas, vedando-os com uma pequena rede.

No entanto, noutros espaços da mesma zona tudo se mantém em total abandono, situação que os moradores não entendem.

As zonas recuperadas têm, desde então, uma manutenção mais ou menos regular, que apesar de não ser a necessária, permite manter as zonas ajardinadas com um aspecto limpo. E digo “zonas ajardinadas” pois, na restante área, passeios incluídos, as ervas daninhas atingem em alguns locais mais de meio metro – mas sobre isso falarei noutra altura.

Aquilo que ninguém entende é que os sacos pretos, onde são colocados as ervas, e outro material verde proveniente da limpeza das zonas ajardinadas, fiquem regularmente  dias seguidos amontoados no passeio, porventura à espera que se evaporem.

Exemplo disso são estes 3 sacos que desde a passada quarta feira, dia 5, estão à espera que alguém os leve.
 
Foto tirada dia 5 de Maio, ao final da tarde

Mas pior do que isso, é que ontem, dia 12, estiveram 3 jardineiros a limpar/tratar o canteiro localizado na Rua Sanches Coelho junto à Av. Álvaro Pais e para espanto de todos no final do dia deixaram mais estes 5, fotografados hoje de manhã.


E, no entanto, como atrás referi, e é bem visível nesta foto, as ervas no passeio e nas escadas, são intocáveis. Porquê? Não farão parte do acordo com a empresa que faz a manutenção destes espaços?

São estas situações que os moradores não entendem e deitam por terra todo o bom trabalho que se possa estar a fazer, pois é isto que é comentado.

Foto tirada hoje de manhã

Será que desde dia 5 de Maio (ou seja, há mais de 9 dias), ninguém vê isto? A Câmara que por ali passa diariamente na recolha do lixo doméstico, não vê isto? Ninguém fiscaliza o trabalho da empresa que faz a manutenção destes espaços? Se a responsabilidade não é da CML, não pode esta intervir, junto dos responsáveis, de forma a impedir que estes sacos fiquem dias a fio nos passeios?

Sobre esta zona, muito mais há para dizer, infelizmente. Mas sobre isso falarei outro dia, esperando que até lá (e após este alerta) as entidades responsáveis intervenham, sejam elas quais forem – Câmara Municipal, Junta de Freguesia ou particulares.

Sem comentários: