quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Envolvente Praça de Touros Campo Pequeno...

In Forum Cidadania Lx
Mais fotos no blog Cidadania LX

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Postais das Avenidas Novas

Abrigo de sem abrigo. Av. da Repúlica 18

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O (in)esperado novo boletim

8 meses depois, ou mais, foi distribuído hoje mais um número da revista da Junta de Freguesia de Nossa de Fátima. Esta interrupção ficou a dever-se, segundo informação da Senhora Presidente da Junta, a estarem "a trabalhar para vos oferecer uma nova edição do Boletim".

Com tantos meses para apresentarem uma nova edição, não se compreende como é que este número (o 1º da XI série !!!!), tem tantos erros de paginação, convites cujas as actividades já aconteceram, textos repetidos, informações deturpadas, etc. Resultado de um trabalho amador, pois só assim se compreende o resultado obtido com a nova equipa gráfica.

Não deixo de assinalar a fotografia do vogal Fernando Pina Catarino. Depois de ter sido o Tesoureiro da Junta no mandato anterior, eu também teria vergonha de mostrar a minha cara publicamente, depois de conhecidos os resultados da auditoria levada a cabo pelo Tribunal de Contas, que detectou inúmeras irregularidades no funcionamento financeiro da Junta de Freguesia. Só que ao contrário do Senhor Vogal, eu nem pintando a minha cara de preto apareceria. Eu ter-me-ia demitido de imediato. Enfim, formas diferentes de encarar o serviço público.

Infelizmente este número não está ainda disponível on-line no site da Junta

domingo, 26 de agosto de 2012

Quiosques na Av. Duque de Ávila

Mais de um ano depois do prometido e quando o verão se aproxima do seu fim, finalmente abriram os 2 quiosques "bunker" da Av. Duque de Ávila.

Conseguiram os concessionários pagar o valor mensal previsto no concurso de Abril de 2011,  ou as condições mudaram? Ou será que estes quiosques terão uma curta vida? Espero que não.

domingo, 19 de agosto de 2012

Reunião descentralizada da CML - 5 Setembro

INSCREVA-SE !
PARTICIPE !

A Câmara Municipal de Lisboa, promove no próximo dia 5 de Setembro, mais uma das suas reuniões descentralizadas, para as Freguesias de Nossa Senhora de Fátima, São Sebastião da Pedreira e Campolide.

Se bem que continuo com muitas dúvidas sobre a utilidade destas reuniões e principalmente com o modelo proposto, esta não deixa de ser uma das poucas oportunidades que os cidadãos têm para poderem colocar à Câmara Municipal, as suas questões, dúvidas e reclamações.

A reunião deste ano para as 3 freguesias referidas, vai decorrer no Auditório da Junta de Freguesia de Campolide e as inscrições para se poder intervir (limitadas a 20), podem ser feitas até ao dia 24 de Agosto para o telefone 21 322 72 89, ou para o e-mail sg.daosm.dacm@cm-lisboa.pt, ou nas Juntas de Freguesias:
- de Campolide no dia 23 de Agosto das 10h às 12h;
- de Nossa Senhora de Fátima no dia 23 de Agosto das 15h às 17h
- de São Sebastião da Pedreira no dia 24 de Agosto das 10h às 12h

As aparências iludem

Não julgue ninguém pela aparência!

Infelizmente a avaliação apenas pela aparência leva muitas vezes a conclusões erradas. Nos dias que correm, por vezes não são aqueles que mais se queixam e que mais apoios pedem, os mais necessitados, ou os únicos a serem merecedores do nosso apoio, do apoio da sociedade.

No nosso bairro, na zona onde vivemos, as instituições locais, com especial destaque para as Juntas de Freguesia, têm que ter cada vez mais atenção e mais investimento na intervenção social, procurando aqueles que se fecham na sua solidão e na sua vergonha em pedir apoio, para que também esses possam ser ajudados.

Mas a vigilância que cada um de nós pode fazer, no nosso prédio, no emprego, nas escolas, comunicando situações de solidão, de fome ou mesmo de maus tratos, que infelizmente vão sendo cada vez mais, é provavelmente o primeiro passo e se calhar até o mais importante, para desencadear uma corrente de informação que vai contribuir de certeza para aliviar o sofrimento de muitos.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mais uma pérola do acordo ortográfico

Imagem retirada por o seu conteúdo estar incorrecto.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Mas quem é este Mário Santos?



"Sinto mágoa de muitas das pessoas em Portugal não terem a cultura desportiva suficiente para valorizar muitos dos resultados que foram aqui obtidos."


Mas quem é que este senhor julga que é, para poder vir acusar todo um povo, que apesar de muitos resultados menos positivos que os nossos atletas têm obtido, desde sempre e não só nestes Jogos Olímpicos, sempre soube estar ao lado deles, seja em frente de uma televisão torcendo ou sofrendo mais do que aqueles que estão no "estádio", seja nas ruas, quando as encheu de bandeiras nacionais?

Quem é que este senhor julga que é, quando quer tapar o "sol com a peneira" e nos vem dizer que "a maior deceção até este momento", foi "a forma como tiveram de lidar com a velejadora de RS:X, Carolina Borges."?

E quem é que julga que é, quando enquanto chefe da Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos, vem fazer apreciações, sobre todo um povo, sobre aqueles que todos os dias trabalham para fazer de Portugal  um país melhor, ao afirmar que "Se todos tivéssemos a mesma competência e o mesmo nível que têm os nossos atletas, estou convencido de que seríamos um país muito mais desenvolvido"? Até parece que foi enviado a Londres como comentador politico.

Lamentáveis estas declarações do chefe da nossa missão olímpica esta tarde. Insultou todo um país, que tem acompanhado os Jogos Olímpicos e em particular os nossos atletas.

Atletas que, pelo que tenho visto, na sua grande parte têm tido prestações muito meritórias, diria mesmo brilhantes, mas sobre os quais o próprio CO Português pouco ou nada disse até aos últimos dias, apenas falando e apoiando publicamente os mais mediáticos, provavelmente os que mais apoios tiveram do Estado, mas que curiosamente foram aqueles que mais desiludiram, mas que nem por isso deixaram de merecer o nosso carinho.

Mas a maior desilusão de todas é claramente este Sr. Mário Santos, que provavelmente pela minha falta de cultura desportiva, nunca tinha ouvido falar nele e que muito sinceramente gostava de nunca mais ouvir falar, pois não nem a mínima capacidade para falar em nome de uma delegação nem muito provavelmente para a chefiar.

Se houvesse decência, deviam retirar-lhe já as credenciais que lhe permitem andar por terras olímpicas e recambia-lo para Portugal, onde devia ter uma recepção à medida das suas declarações.

No facebook, o meu amigo Vasco Morgado, escreveu hoje uma "carta aberta" a este senhor, que subscrevo na integra e que pode ser lida aqui

E embora não subscreva na totalidade um post de hoje no blog "O gato Maltês", não deixo de concordar com o seu autor quando pergunta: "a chefia de uma delegação portuguesa aos Jogos Olímpicos deveria ser entregue a um dirigente amador de uma modalidade com pouca expressão (Mário Santos é presidente da Federação Portuguesa de Canoagem), mesmo que essa modalidade tenha francas hipóteses de obter bons resultados olímpicos, ou a um dirigente profissional com experiência em eventos de alta competição e oriundo de uma modalidade profissional de topo? Fica a pergunta."

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Garota de Ipanema - 50 anos


“Olha que coisa mais linda/ Mais cheia de graça/ É ela menina/ Que vem e que passa”. Foi num clube no Rio de Janeiro, a 2 de Agosto de 1962, que estas palavras se ouviram pela primeira vez. Passaram-se 50 anos e "o encontro entre a beleza da música e a beleza da musa" tornam a Garota de Ipanema conhecida por várias gerações um pouco por todo o mundo. Uma música que, por falta de pássaros, só arrancou na segunda versão e que, por acaso, nasceu bossa nova, mas se adapta a qualquer outro estilo musical.

Eurico de Melo (1925-2012)


Portugal perdeu uma das grandes personalidades na consolidação da democracia, com principal enfoque no campo da defesa e da segurança interna.

Eurico de Melo foi uma das referências da minha formação politica, com quem tive o privilégio de conversar algumas vezes, se bem que por curtos momentos, mas de que recordo a sua calma e ponderação, mas principalmente a forma como estava e encarava a politica e a vida pública, com rectidão, verdade e firmeza de convicções, valores que infelizmente se encontram muito afastados da actual vida política.

Com a morte daquele que para muitos será sempre recordado como o "Vice Rei do Norte", Portugal fica mais pobre, mas que ficará para sempre como uma das "grandes referências políticas da democracia portuguesa".

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Your Film Festival - Um português entre os 10 finalistas


A curta metragem Noth Atlantic, do realizador português Bernardo Nascimento é um dos 10 finalistas do Your Film Festival.

O festival, o 1º promovido pelo You Tube,  em parceria com o realizador Ridley Scott, contou com cerca de 15.000 participações, de onde foram escolhidos 50 semi-finalistas dos quais o público elegeu as 10 curtas metragens, que serão apresentadas no Festival de Cinema de Veneza.