domingo, 21 de abril de 2013

Continuamos a trabalhar por umas Avenidas Novas mais solidárias

Paulo Lopes, António Parente, Fátima Samouqueiro, Dr. Carlos Santos Silva (Director do Centro de Dia de São Sebastião da Pedreira), Daniel Gonçalves e Nelson Antunes.
A semana que agora termina começou com uma visita ao Centro de Dia de São Sebastião da Pedreira, onde fomos recebidos pelo Director da instituição, Dr. Carlos Santos Silva e onde tivemos oportunidade de almoçar, comprovando a excelente qualidade das refeições, confeccionadas por funcionárias próprias. Apesar da dimensão pequena das suas instalações, o Centro de Dia apoia diariamente 25 utentes e é um exemplo de uma gestão eficiente e equilibrada que também queremos para a Freguesia.

Pelo trabalho desenvolvido, quer para os sócios da Associação que dirige este Centro de Dia, quer principalmente pelo apoio social que presta, esta será uma das instituições da Freguesia que terá da parte dos nossos autarcas todo o apoio que merece.

E porque a área social e o apoio aos mais desfavorecidos é o pilar principal da nossa Candidatura às Avenidas Novas, no mesmo dia estivemos presentes através da nossa companheira Luísa Chaves, na reunião "Sementeira" da Refood, realizada na Faculdade de Ciências Sociais e Humana (Av. de Berna) e destinada às 14 Freguesias da zona centro de Lisboa.

Nesta acção que visava a "angariação de Voluntários e cidadãos que estejam interessados em abrir a sua Re-food", fomos a única candidatura autárquica presente, representando as ainda Freguesias de Nossa Senhora de Fátima e de São Sebastião da Pedreira. Um sinal claro que queremos estar desde já envolvidos com aqueles que no dia a dia querem fazer de Lisboa uma cidade mais solidária, e de forma a que a partir das próximas eleições autárquicas, a Freguesia das Avenidas Novas, passe de imediato a apoiar esta e outras instituições semelhantes de forma mais incisiva, permitindo que em conjunto respondamos às situações de emergência que diariamente estão a aparecer.

Porque o ambiente e a limpeza urbana, vai ser uma das novas competências das Juntas de Freguesias, a partir de Outubro, participámos na sessão da Lisboa E-nova,"O contributo da Recolha Selectiva Porta-a-Porta na Reciclagem da Cidade de Lisboa"

Visitámos ainda a Academia Sénior, da Cooperativa Cultural Saudação, entidade com 25 anos e que está instalada na Freguesia há 16 anos contando neste ano lectivo com 83 alunos.

Apesar da sua intensa actividade com cerca de 30 disciplinas, como línguas, história, literatura, artes, música, informática, entre outras, promovem ainda mensalmente passeios por Lisboa e pelo país. A Academia vive exclusivamente de meios próprios e não tem nenhuma colaboração ou parceria com a autarquia, apesar de a maior parte dos seus alunos serem residentes na Freguesia, situação que queremos inverter, tendo como base o nosso princípio de que a Freguesia deve estar envolvida em todos os projectos que se desenvolvam na sua área de competência. 

Nesta visita pelas instalações, em que fomos recebidos com muita simpatia pela sua Directora Dra. Dília Figueiredo e pelas Senhoras Maria do Carmo Costa e Conceição Diogo, fica a dedicatória "solidária" na último livro editado pela Academia, que é só por si certeza de futuras colaborações, entre a Junta de Freguesia e a Academia Sénior.

Como não podia deixar de ser, estivemos presentes na tomada de posse do nosso companheiro Daniel Gonçalves, como membro da Comissão Instaladora das Avenidas Novas, que se realizou nos Passos do Concelho;

e também na 2.ª Conferencia sobre os 75 anos da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, desta vez subordinada ao tema "O Edifício, a Arquitectura e as Artes".

E porque as mulheres estão activamente presentes na nossa candidatura, não quisemos deixar de estar presentes na tomada de posse do Secretariado Distrital das Mulheres Social Democratas, onde o nosso candidato às Avenidas Novas, recebeu o apoio de muitos companheiros de onde se destaca o Deputado Miguel Frasquilho, residente nas Avenidas Novas.



Sem comentários: