domingo, 14 de abril de 2013

Em campanha pelas Avenidas Novas

Nelson Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião da Pedreira e Daniel Gonçalves, candidato pela coligação PSD-CDS à nova Freguesia das Avenidas Novas.
Na semana que agora termina, o candidato à Freguesia das Avenidas Novas, Daniel Gonçalves, acompanhado pelo actual Presidente da Freguesia de São Sebastião da Pedreira, Nelson Antunes e da companheira Isabel Simas, fizeram uma demorada visita pela Freguesia de São Sebastião da Pedreira, dando especial atenção às questões que no espaço público mais têm preocupado no presente mandato os autarcas da coligação PSD-CDS.

Entretanto, também reunimos com a Associação de Pais da EB1 de São Sebastião da Pedreira, representada pelo seu Presidente Senhor José Carlos e pelo Senhor António Lima. Nesta reunião tomámos conhecimento das aspirações da Associação de Pais, que foi muitíssimo clara no seu apoio à actual escola, que vê como um "oásis" no parque escolar público da cidade, quase que equiparada a alguns colégios privados, e onde os seus alunos, quando passam para a escola Marquesa de Alorna, após concluírem o 4º ano, sobressaem de entre os restantes alunos, resultado das condições de ensino que a escola proporciona.

No entanto, também nos foram transmitidas algumas preocupações, nomeadamente ao nível de pequenas obras que a escola precisa e do facto de não ter sido possível a existência de mais uma turma no corrente ano lectivo, para a qual havia candidaturas, por a sala disponível não apresentar as condições necessárias e não ter sido possível realizar as obras atempadamente.

Da nossa parte ficou o compromisso de poder a Associação de Pais contar no futuro com a nossa colaboração, quer naquelas que venham a ser as novas competências próprias da futura Junta de Freguesia, quer no apoio a algumas actividades desenvolvidas pela Associação. Apesar de nos terem comunicado não existir actualmente alunos com carências significativas, nomeadamente ao nível alimentar, a Associação ficou com a certeza que nas áreas de apoio social, os alunos terão sempre, da nossa parte, todo o apoio que se verifique ser necessário.
 
Numa altura em que a Refood, que teve o seu início na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, prevê o seu alargamento a mais 5 Freguesias em Lisboa, de onde se destaca a Freguesia de São Sebastião da Pedreira, não quisemos deixar de estar presentes, através do nosso companheiro António Parente, na conferência de imprensa, onde foi anunciado este alargamento, ficando no futuro, a nova Freguesia das Avenidas Novas, com dois núcleos da Refood. 

Reunimos também com o Senhor Cónego Luís Alberto, da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que nos transmitiu as boas relações actualmente existentes entre a Paróquia e a Junta de Freguesia, sem deixar no entanto de nos "avisar" que estará atento à actividade da futura Junta de Freguesia e que conta com a sua ajuda para o desenvolvimento de algumas actividades. 

Tendo uma actividade de carácter eminentemente social, a Igreja poderá contar não só com o nosso futuro apoio, como será um parceiro privilegiado na nossa actividade ao comando da Junta de Freguesia das Avenidas Novas e que estaremos sempre presentes nas actividades desenvolvidas pela Igreja, no sentido de promover um maior envolvimento da comunidade com as actividades da Igrejas, que não só as religiosas e sociais.

Prova disso mesmo, foi a nossa presença na conferência "Os contextos da Obra", que se realizou na Igreja de Nossa Senhora de Fátima e onde foi feita a apresentação da Monografia da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, integrada nas comemorações dos 75 anos da inauguração da Igreja, que se comemora durante o corrente ano.

Numa perspectiva de formação e porque queremos dar à cultura um papel especial na futura Freguesia das Avenidas Novas, participámos na conferência que decorreu no ISEC subordinada ao tema "O papel das autarquias nas politicas culturais e o seu impacto no desenvolvimento sustentado das comunidades locais", proferida pelo nosso companheiro  José Manuel Amaral Lopes.

Na altura, José Manuel Amaral Lopes, que tem um currículo invejável na área da cultura, do qual se destacam os cargos de Secretário de Estado de 2002 a 2005, Vereador da Câmara de Lisboa de 2005 a 2007 e Perito Nacional Destacado na Comissão Europeia de 2008 a 2013, manifestou o seu apoio à nossa candidatura e a disponibilidade para colaborar com o próximo executivo das Avenidas Novas, que será liderado, não tenho dúvidas nenhumas, por nós.

E por falar em cultura, a semana terminou com a presença de elementos da nossa candidatura em actividades culturais.

No sábado, o nosso candidato, enquanto membro da Comissão Instaladora da Freguesia das Avenidas Novas, participou a convite da Junta de Freguesia de São Sebastião da Pedreira, na excursão à Serra de Montejunto, onde se visitou a Fábrica de Gelo seguido de um almoço convívio com todos os participantes.

Este foi um dia de intenso convívio com os participantes, em que Daniel Gonçalves foi sensível aos apelos feitos por muitos dos participantes no sentido, não só de não esquecer, quando for Presidente da Junta de Freguesia, todos aqueles, especialmente os mais idosos, que se encontram sozinhos e aproveitam actividades como esta excursão para um momento de saudável convívio, mas principalmente de não deixar morrer o excelente trabalho desenvolvido pela actual Junta de Freguesia liderada pelo Companheiro Nelson Antunes.

Aliás o apoio recebido durante todo o dia, quer por parte do actual Presidente da Junta, quer dos restantes elementos do executivo, é prova que o companheiro Daniel Gonçalves não deixará de dar continuidade a esse trabalho.

A semana terminou, com a presença do companheiro José Marinho e da esposa, Margarida Marinho, no encerramento da exposição "Os desastres da Guerra", da pintora Graça Morais (residente na actual Freguesia de Nossa Senhora de Fátima) 

Sem comentários: