quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Há 25 anos começava o fim do muro

Há precisamente 25 anos, em mais uma das manifestações de segunda-feira – Montagsdemonstrationen, mais de 70.000 cidadãos de Leipzig concentraram-se mais uma vez nas proximidades da Igreja protestante de São Nicolau, para reclamar por mais direitos civis.

Estas manifestações iniciaram-se um mês antes, a 4 de Setembro, quando um punhado de pessoas insatisfeitas com o governo da Alemanha Oriental organizou uma manifestação pacífica no adro da igreja de São Nicolau. A partir desse dia, todas as segundas-feiras pelas 17 horas, cada vez mais pessoas saiam à rua para pedir  mais liberdade e mudanças significativas no regime, sabendo sempre que a STASI estava por perto e atenta, tendo intervindo por diversas vezes com grande violência, como tinha acontecido a 2 de Outubro (apenas uma semana antes).

Mas apesar da repressão exercida, e sabendo-se que o então governo da RDA, que tinha elogiado a repressão que o governo chinês exerceu em Tiananmen, ameaçava com a intervenção naquele dia do exército, e preparou hospitais para receber grande número de feridos, tento o stock de sangue sido reforçado, o povo não recuou e aquilo que aconteceu foi a maior manifestação que alguma vez se tinha visto, contra o governo, até então. 

A determinação e o enorme número de manifestantes daquela tarde, aos gritos de "Wir sind das Volk!" (nós somos o povo) e "Keine Gewalt!" (não à violência), excedeu tudo o que seria previsível, levando a que a policia presente e fortemente armada como até então nunca se tinha visto, não tivesse reagido. A sua coragem, a vontade firme de mudanças  e a renúncia à violência fizeram história.

E essa foi apenas a primeira de muitas manifestações, que um pouco por toda a Alemanha de Leste foram acontecendo até ao dia 9 de Novembro de 1989 (precisamente um mês depois), dia em que as fronteiras entre as duas Alemanhas se abriram e caía o vergonhoso muro de Berlim.

Sem comentários: