quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Transparência Orçamental e Orçamento Cidadão

Apesar dos grandes constrangimentos orçamentais que o país vivia, e vive, em pleno período de intervenção da Troika, o actual Governo, do PSD, não se coibiu de lançar pela primeira vez o ano passado o Orçamento Cidadão. Este documento síntese do Orçamento de Estado, pretende dar a conhecer o OE “sem a especificidade técnica e o detalhe da informação que a proposta de lei exige, para que todos possam interpretar de forma autónoma as escolhas do Governo e o impacto que estas escolhas têm na economia e na sociedade”.

Neste documento, os Portugueses podem ficar a saber, de forma simples, quais os objectivos do governo, como é gasto o dinheiro dos impostos de todos nós e como é que o esforço que está a ser solicitado aos portugueses é gerido. Algo que os governos socialistas sempre fizeram questão de esconder dos portugueses.

Esta iniciativa inédita em Portugal, contribuiu certamente para o elogio recente do FMI, à transparência orçamental do governo Português, pois os países que são melhor avaliados em termos de transparência têm um orçamento do cidadão”.

Download do Orçamento Cidadão 2014 aqui

Sem comentários: