quarta-feira, 6 de julho de 2011

Alguns problemas no Bairro Santos

Plano de Actividades para 2011 da Junta de Freguesia  de Nossa Senhora de Fátima, além da questão dos Santos Populares a que me referi no post anterior, traz-nos outras "boas noticias", neste caso na página 4, que nos diz que "O Boletim da Junta de Freguesia continuará a ser continuamente melhorado, (...), tentando obter os melhores conteúdos". 

Só se esqueceram de referir que a verdade seria algo que não estaria sempre totalmente presente. Se não vejamos a página 17 do número de Abril:
Num artigo, sobre o mau estado de conservação de passeios, arruamentos e de vários equipamentos urbanos, com o qual estou totalmente de acordo, faltou entre outras coisas, referir que a responsabilidade pela manutenção dos passeios, pilaretes, bancos e outros equipamentos urbanos é da responsabilidade da própria Junta de Freguesia.

E se dúvidas houver sobre de quem é a responsabilidade por estas intervenções, basta ler na mesma página do Plano de Actividades que, "Continuaremos a Conservação e Manutenção dos Passeios, tendo sempre em conta e atenção os valores protocolados com a CML para esse efeito". O protocolo com a CML, assinado pela Senhora Presidente de Junta em 1 de Julho de 2010, previa para este efeitos e para o ano de 2010 a importância de 64.615,36€.

Este tipo de notícias, que de forma leviana se tenta passar para os outros a nossa incompetência, faz-me lembrar alguns tiques Socráticos, a que bem recentemente os portugueses mostraram um cartão vermelho.

Já quanto ao estado dos pavimentos rodoviários  no Bairro Santos, responsabilidade da CML, só faltou dizer que o Senhor Vereador Nunes da Silva, prometeu há cerca de um ano, uma intervenção de fundo no Bairro, que deveria estar concluída no início deste ano e que até agora não começou nem se sabe quando se iniciará.

Uma palavra final para a questão dos "mostrengos de cimentos", vulgo "patas de elefante", com a qual estou de acordo e é algo que passados tantos anos já deveria ter tido uma solução definitiva. No entanto é bom não nos esquecermos que esses "mostrengos" foram sendo colocados a solicitação da Freguesia, há cerca de 16 anos, para facilitar a circulação dos autocarros. Talvez fosse portanto o momento de a Junta de Freguesia propor à CML uma solução, que permita eliminar estes "mostrengos"

No entanto é sempre positivo, verificarmos o reconhecer publicamente, por parte da Junta de  Freguesia, quer sua incapacidade para fazer a manutenção do espaço público que está à sua "responsabilidade", quer do desconhecimento de algumas realidades.

2 comentários:

Rui Freitas disse...

Caro Paulo, atento, como sempre, e "chamando os bois pelos nomes"; isto é, endossando a responsabilidade a quem realmente a detém. É caso para dizer: uma vez Autarca, sempre Autarca. Ainda bem!

Fernando Calçada disse...

Amigo Paulo Lopes, como quase sempre estou de acordo com as suas críticas. Contudo, quanto aos "mostrengos" de betão tenho algumas dúvidas sobre a sua possível retirada. É que apesar de eles estarem colocados estratégicamente nas curvas,é raro o dia (várias vezes)em que não estacionam viaturas particulares impedindo a circulação dos autocarros.