segunda-feira, 18 de julho de 2011

As árvores morrem de pé

Ao ler no final de Junho o post do meu amigo António Prôa no seu blog, sobre "a importância das árvores na cidade" e o artigo do Público deste fim de semana sobre "uma visita guiada às árvores de Lisboa", leituras que desde já aconselho, não posso deixar de reiterar duas conclusões.

A primeira, avançada por António Prôa que nos leva a reparar "na diferença entre o conforto de uma rua com ou sem  árvores.  E seja exigente! Não deixemos que se continue a diminuir o número de árvores de alinhamento nas ruas e avenidas, nem que haja cada vez mais ruas sem árvores"

A segunda, por Bagão Félix no Público onde  afirma que "Custa-me reparar que há jardins desmazelados, onde, por entre canteiros, crescem ervas daninhas. Temos o clima ideal, fresco e húmido. Só nos falta praticar o culto do jardim." (...) "Faz-me confusão ver que as pessoas passam diante delas com indiferença, quando as árvores são para serem olhadas. Basta imaginarmo-nos numa cidade sem árvores. Seria um perfeito pesadelo."

A este propósito não posso deixar de voltar a falar na forma menos cuidada como se encontram ainda muitos espaços verdes de Lisboa. Estas 2 árvores na Av. Marquês de Tomar, parecem já não cumprir, há muito, algumas das suas funções, como refere António Prôa - criar sombra, diminuir a temperatura envolvente, aumentar a humidade, valorizar o património envolvente enfim promover a qualidade ambiental.


Não se lhes vê uma folha, em pleno mês de Julho! E já estão assim há mais de pelo menos 2 anos.

O Sr. Vereador Sá Fernandes, sempre tão zeloso em criticar o trabalho dos outros, sobre aquilo que lhe diz respeito, nada faz. É sempre mais fácil dizer mal, do que trabalhar, algo a que infelizmente já nos vem habituando.

E da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, a quem a manutenção do local está entregue por  protocolo celebrado com a CML, é difícil acreditar que não tenha conhecimento desta situação, num espaço, que como se pode ver pelas fotos, até se encontra razoavelmente bem tratado.

1 comentário:

Ana Mateus disse...

Na verdade seria bom que se olhasse um pouco mais para o ambiente da cidade e fico satisfeita ao perceber que alguém está atento.
É que para além de ser o nosso oxigénio é também um elemento paisagistico muitissímo bonito.
Força e lutar contra árvores abandonadas.