quarta-feira, 1 de maio de 2013

Moções do PSD aprovadas na Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo

Na sessão ordinária de Abril da Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, que se realizou ontem no salão nobre da SIMECQ, apresentei no período de antes da Ordem do Dia, e em nome do PSD, duas moções.

A primeira de saudação ao 25 de Abril e ao 1º de Maio, fazia ainda um forte apelo aos autarcas da futura Assembleia de Freguesia, resultante da agregação das Freguesias da Cruz Quebrada-Dafundo, Algés e Linda-a-Velha e que serão eleitos nas próximas eleições autárquicas, para que "com base nos princípios democráticos proporcionados pelo 25 de Abril e nas novas competências, mais responsabilidade e respeito pelos cidadãos que os vão eleger, nomeadamente na prestação de contas, algo que na Cruz Quebrada-Dafundo há muito que não acontece".

Esta moção foi aprovada com 4 votos a favor (PSD e 2 IOMAF), 3 abstenções (IOMAF) e 1 voto contra da CDU.

O IOMAF justificou as suas abstenções por não não concordarem com a agregação das Freguesias, algo que como tive oportunidade de afirmar na ocasião, não se percebe, pois a agregação das Freguesias é já uma realidade e aquilo que a Moção faz não é um apelo ou um elogio à agregação, que o PSD sempre defendeu convictamente, mas sim um apelo aos futuros autarcas da nova Freguesia, para com base nas novas competências e responsabilidades, desenvolvam um trabalho mais solidário e também com um maior respeito pela Lei. Ou seja, apenas se pode considerar estas abstenções como um alheamento e total desconhecimento da Lei. Vamos aguardar para ver se brevemente estes senhores, que agora se abstiveram, vão ser coerentes com a postura agora defendida ou se pelo contrário serão candidatos nas próximas eleições à Assembleia de Freguesia da "União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo".

Já quanto ao voto contra da CDU, a uma Moção que faz um forte elogio aos valores da Revolução de Abril e que recorda e saúda os trabalhadores que morreram em Chicago em Maio de 1886, na defesa de melhores condições de trabalho, apenas pode ser considerado como radicalismo politico, de quem 39 anos depois de Abril, continua a entender, numa atitude totalitária,  que só os partidos ditos de esquerda podem comemorar o 25 de Abril ou o 1.º de Maio.


De uma forma objectiva e sem o folclore de que o Senhor Presidente da Junta de Freguesia tanto aprecia, o PSD com esta moção está, como sempre, na primeira linha de defesa dos interesses da população da Cruz Quebrada-Dafundo.

Na mesma ocasião a CDU apresentou também moções de saudação ao 25 de Abril e sobre a questão dos CTT do Dafundo, que apesar de concordarmos nos princípios que as norteavam, não as pudemos votar favoravelmente, razão pela qual nos abstivemos.

Na primeira, por apelar de forma concreta à participação na manifestação da Intersindical, além de não se limitar a saudar o 25 de Abril, ter subjacente um ataque ao actual governo. Já quanto à segunda moção, por a CDU mais uma vez misturar a sua posição crítica ao Governo, com a questão local do encerramento da Estação dos CTT do Dafundo, querendo dar a entender, que a iniciativa de encerrar a estação de correios é do Governo, quando isso não é verdade.

Sem comentários: