terça-feira, 17 de setembro de 2013

Campanha eleitoral, à custa do erário público

Depois de anos e anos de abandono, fomos surpreendidos a semana passada, a apenas 17 dias das eleições autárquicas, por uma requalificação dos canteiros localizados na Av. das Forças Armadas frente aos números 93 a 99.

Estes espaços (marcados a vermelho no mapa), que deveriam ser verdes, e cuja manutenção e limpeza foi protocolada pela CML à Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, conforme se comprava pela planta abaixo, recebendo a Junta anualmente uma verba para desempenhar essas funções.

Nos últimos 8 anos de mandato, nunca a actual Presidente de Junta gastou aqui um único cêntimo, nem mesmo depois de a situação ter sido por mim denunciada em Reunião Pública de Junta de Freguesia, como aqui já tive oportunidade de referir! As poucas intervenções de limpeza de mato e infestantes, foram executadas pela CML, algumas das vezes a meu pedido. (Aliás nestes últimos 8 anos estes espaços foram sempre muito mal tratados pela Junta de Freguesia)

Poderão perguntar então para onde foi esse dinheiro? Até há pouco tempo a Senhora Presidente orgulhava-se em afirmar, que tinha uma gestão cuidada e que geria a Junta como se fosse a sua casa. E assim com uma gestão que privilegiou a poupança em vez de uma gestão cuidada do espaço público, a Senhora Presidente foi aumentando o saldo da conta bancária da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, atingindo no final de 2012 mais de meio milhão de euros. E para quê? Pelo que vamos vendo neste último mês de mandato, para obras e intervenções no espaço público (muitas das quais não tem nem poder nem autorização para as realizar) ao arrepio da Câmara Municipal e que mais não são do que campanha eleitoral da sua lista dita independente às Avenidas Novas. Isto mais não é que aproveitamento de dinheiro público para fins eleitoralistas. Numa palavra: fraude!

Mas o cobrimento destes canteiros com pedrinhas, não tendo havido a minima preocupação de uma impermeabilização prévia do solo, como é bem visível nas fotos, vai facilmente provocar o aparecimento de ervas no meio das pedras, mal surjam as primeiras chuvas. E aí quem é que irá proceder à limpeza dessas infestantes? É quase impossível a não ser que se retirem as pedras primeiro. 

Então para que serve este investimento? Para nada, a não ser para a agora candidata dita independente, tentar fazer aquilo que não fez em 8 anos e com isso julgar que vai ganhar uns votos. Resumindo, campanha eleitoral com dinheiros públicos! Mais uma vergonha, a somar às outras que aqui tenho denunciado, a menos de um mês das eleições.

Esta não é a forma do PSD estar nas autarquias! Esta não é a gestão que queremos para as Avenidas Novas! Queremos quem sirva a Freguesia e não quem se sirva da Freguesia para os seus projectos de ambição pessoal.

Como já aqui referi por diversas vezes, compreende-se cada vez melhor porque é que o PSD retirou o apoio a esta Senhora e não aceitou recandidata-la mais uma vez. Não precisamos nas Avenidas Novas de quem tente trabalhar apenas um mês durante o mandato, com o único fim de se manter no poder mais quatro anos, para nada fazer.

As Avenidas Novas, precisam de uma equipa nova, coesa, experiente, conhecedora da Freguesia e motivada, para bem servir a Freguesia e assim marcar a diferença. Alguém que Sinta Lisboa como sua.

Na Lista da Coligação Sentir Lisboa (PSD / CDS / MPT), encabeçada pelo Daniel Gonçalves, temos pessoas conhecedoras, com experiência e provas dadas na gestão dos espaços verdes da Freguesia, e que quando tiveram essa responsabilidade, os nossos espaços verdes, eram lugares de lazer aprazíveis.

Sem comentários: