domingo, 8 de setembro de 2013

Obras assim não!

Esta é a obra de António Costa no Bairro Santos, prometida há mais de 2 anos e a que a Presidente de Junta de Nossa Senhora de Fátima e o seu capacho engenhocas se quiseram colar, propagandeando como sua, uma obra para a qual nada fizeram, numa estratégia eleitoralista e de pura demagogia.

O prometido arranjo das ruas do Bairro Santos não passa, nalguns dos casos, naquelas ruas cuja faixa de rodagem era (e nalguns casos ainda é) de paralelos, de um simples despejar de de uma camada de alcatrão, com o desastroso resultado que é visível, por exemplo nas Ruas Francisco Tomás da Costa e Jorge Afonso.

O resultado é um tapete de alcatrão que na melhor das situações se encontra ao nível dos passeios, mas na maior parte destes casos, está mais alto que os passeios, nalguns casos 10 cm ou mais, o que provocou a necessidade de deixar um canal entre o alcatrão e o passeio para o escoamento das águas pluviais. Vamos ver o resultado desta brilhante obra de engenharia, de que o falhado engenhocas Figueiredo tanto parece orgulhar-se, no próximo inverno. Mas não será preciso muito, para se perceber que vamos ter alguns passeios inundados.

Além nos naturais inconvenientes e perigo para todos os peões, esta situação é um enorme obstáculo para os deficientes motores e para todos os que têm uma mobilidade reduzida, como são os inúmeros idosos que vivem neste bairro.

Aliás já aconteceram nestas poucas semanas desde que colocaram este tapete de alcatrão, alguns acidentes com peões, num dos casos com graves consequências para o peão e também com pelo menos uma viatura.

Mas agora que as obras se encontram paradas, tendo ficado a meio na Rua da Beneficência, não será altura de se parar para refletir e evitar que tal desastre aconteça também na principal rua do Bairro?

É que é fácil verificar, que se a estratégia na Rua da Beneficência, onde os passeios têm pouquíssimos centímetros de altura, for a mesma, vamos ter o alcatrão mais alto que os passeios, as sarjetas e as diversas caixas técnicas (esgotos e outras), abaixo do nível do alcatrão  criando uma espécie de buracos e com todas as consequências a que atrás me referi.

Espero que o bom senso prevaleça e que em vez de despejarem umas toneladas de alcatrão a pensar unicamente nas eleições, seja feita uma verdadeira requalificação que a Rua da Beneficência merece e precisa, começando por se retirarem os paralelos e preparar devidamente o solo, para só depois ser colocado um tapete de alcatrão. É verdade que esta solução não permite ter a rua pronta antes das eleições, mas tem a vantagem de ser uma verdadeira requalificação, que todos queremos.

Basta de demagogia, popularismo e de obras de fachada a pensar nas eleições. Precisamos na nova freguesia das Avenidas Novas, de uma nova equipa que trabalhe dia a dia durante os 4 anos anos de mandato a pensar na sua Freguesia e em permanente ligação com a população e não apenas nas ultimas semanas do mandato.

Percebe-se cada vez melhor a decisão do PSD de não reiterar a confiança para mais um mandato à actual Presidente de Junta e apresentar ao eleitorado uma equipa nova, coesa, experiente, conhecedora da Freguesia e motivada, para bem servir a Freguesia e assim marcar a diferença. Alguém que Sinta Lisboa como sua.

Sem comentários: