domingo, 22 de junho de 2014

Festa da Academia Sénior e Festival da Ponte

Na passada sexta feira, dia 20, tive oportunidade de assistir à primeira parte da Festa de final do ano lectivo 2013-1014, da Academia Sénior, que se realizou no Centro Social e Paroquial de São Sebastião da Pedreira.

Da esq. para a dir.: Fátima Samouqueiro e Paulo Lopes membros da Assembleia de Freguesia de Avenidas Novas, eleitos pelo PSD, Daniel Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia, e Isabel Simas e António Parente, vogais da Junta de Freguesia de Avenidas Novas
Esta festa marca o fim de um ciclo, muito positivo como foi referido quer pela Drª Maria Antónia Meira, professora desde há vários anos e coordenadora da Academia Sénior e que agora deixa o cargo, quer pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, pois a partir do próximo ano lectivo este projecto vai ser alargado a toda a Freguesia de Avenidas Novas.

Não posso deixar de referir o reconhecimento por todos demonstrado à Drª Maria Antónia pelo trabalho realizado ao longo destes anos e pelo agradecimento manifestado pelo Sr Presidente de Junta pela dedicação e empenho que dedicou a este projecto.

Outra nota importante, foi a garantia dada pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia, desmentido categoricamente vários boatos postos a circular por aqueles que continuam a apostar na politica do quanto pior melhor e no dizer mal apenas por dizer, de que a Academia Sénior vai não só continuar, como vai ser alargada a toda a Freguesia de Avenidas Novas, o que só não aconteceu no presente ano lectivo, por o mesmo já estar a decorrer, aquando da instalação da actual Junta de Freguesia. Outra certeza que foi transmitida pelo Sr Presidente da Junta de Freguesia, é o desejo do actual executivo da Freguesia que o número de alunos cresça significativamente, dos actuais cerca de 130 que já se mantêm há dois anos lectivos, e que ultrapasse mesmo os mais de 200 alunos que esta academia já teve há alguns anos.

Cai assim por terra o desejo daqueles que sonhavam com o fim desta iniciativa nas Avenidas Novas, para poderem ter uma fonte de critica à Junta de Freguesia liderada pelo Daniel Gonçalves.

Aos "artistas" que presentearam a plateia com magnificas e empenhadas actuações, os meus Parabéns e o meu desejo, não só que para o ano cá estejam de novo, como seja possível ter uma festa maior, com mais alunos e com mais público.

Ainda na sexta feira, mas ao final da tarde, estive no Polidesportivo da Rua Filipe da Mata, a ver a exposição de artesanato inserida no Festival da Ponte e na companhia de alguns amigos e companheiros, aproveitar este magnifico espaço da Freguesia, para ao som da música ao vivo, conversar, comer uns petiscos e apreciar o trabalho desenvolvido pelos voluntários que durante 3 dias trouxeram a festa ao Bairro Santos.

José Pedro Athayde e Isabel Simas, respectivamente secretário e vogal da Junta de Freguesia e José Caeiro e José Marinho, este último membro da Assembleia de Freguesia de Avenidas Novas eleito pelo PSD
Um Festival que terminou no Sábado e que mostrou que é possível juntar em torno de um ideal, várias entidades sediadas na Freguesia, que permitiu a realização deste primeiro Festival da Ponte. Mas ainda mais importante foi o ter conseguido colocar à volta desta iniciativa, dezenas de pessoas que de forma voluntariosa, colaboraram para colocar de pé este Festival.

Na ocasião tive ainda oportunidade de ver o andamento das obras do futuro "espaço jovem", que muito brevemente estará pronto, permitindo dessa forma começar a desenvolver em instalações próprias, localizadas próximo dos equipamentos desportivos da Freguesia, mais e melhores actividades para os jovens da Freguesia de forma integrada e envolvendo a coordenação de todas as instalações desportivas da Freguesia.

Nesta visita ao espaço do Polidesportivo da Rua Filipa da Mata, onde não entrava já há uns anos, quer pela falta de actividade do mesmo, quer por nos últimos anos ter sido gerido quase como se de uma "coutada privada", da anterior Presidente de Junta se tratasse, que muito prometeu para este espaço, mas nada fez e em que só alguns tinham o direito de estar, "descobri" uma placa, onde está gravado o nome de um grande Presidente de Junta de Nossa Senhora de Fátima - o do meu companheiro Amândio Barbosa da Fonseca.

Alguém, com quem muito aprendi enquanto autarca e de quem guardo muito boas e gratas recordações, que muito contribuiu para o desenvolvimento deste espaço e que muitos projectos desenvolveu na Freguesia, alguns dos quais, infelizmente, os seus sucessores não souberam ou não tiveram a capacidade de lhes dar continuidade.  

Sem comentários: