quinta-feira, 3 de junho de 2010

Junta não apoia Arraial Popular no Bairro Santos

Na semana passada, ao sair de um restaurante no Bairro Santos, vejo colado na parte de trás de uma vitrina da Junta de Freguesia este comunicado dos “Económicos”:


Foi com total surpresa que li que a Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima não vai apoiar, este ano, os tradicionais arraias populares, que nos últimos anos, pela mão dos Económicos, voltaram a animar a Freguesia em Junho e aos quais a Junta em boa ocasião se associou e apoiou.

A surpresa foi ainda maior ao saber-se que, já este ano, a Junta havia apoiado a Festa de Carnaval promovida pela actual direcção dos Económicos, que decorreu com sucesso, não havendo portanto nenhuma razão aparente para que não voltasse agora a dar o seu apoio, associando-se a esta iniciativa.

Não querendo acreditar que a Junta se afastasse desta forma de uma das actividades que nos últimos anos maior sucesso tem tido na Freguesia, fui assistir à reunião pública da Junta de Freguesia, esta segunda-feira, para ver esclarecido aquilo que para mim mais não poderia ser que um equívoco.

E qual não foi o meu espanto quando ouvi da boca da Senhora Presidente de Junta que a Junta não vai mais apoiar o “Grupo Excursionista Os Económicos” - que é na prática a única colectividade a funcionar na nossa Freguesia - sem que para tal desse qualquer justificação concreta, envolvendo-se num emaranhado de justificações que nada justificaram.

De referir que, a actual comissão administrativa dos Económicos já tem, por parte da EGEAC, o apoio e o reconhecimento necessário para que o seu Arraial seja um dos Arraiais Populares oficialmente apoiados pela EGEAC (CML), o que só por si prova a regularidade de funcionamento da Colectividade, ao contrário do que a Senhora Presidente da Junta tentou fazer crer na reunião.

Perante isto, e o silêncio dos restantes vogais, só após uma intervenção do vogal eleito pelo CDS, a senhora Presidente acedeu a dar um apoio institucional aos Económicos na organização do arraial, que mais não era que disponibilizar as 16 vitrinas da Junta para a colocação de um cartaz desde que não fosse maior que um A4.

Não posso deixar de lamentar esta postura da Senhora Presidente que, pelo que foi dito na reunião, me pareceu ter sido tomada de forma isolada e sem deliberação do Executivo. Só posso compreender esta atitude por uma de duas razões.

Uma, o facto de a pessoa que está frente dos Económicos não ser a mesma pessoa que nos últimos dois anos organizou o Arraial, e que é aquela que tem assegurado o funcionamento do Parque de Jogos da Rua Filipa da Mata.

A outra, que se prende com rumores, os quais a Senhora Presidente não desmentiu na reunião pública da Junta, de que tem estado em negociações com uma colectividade de fora da Freguesia para lhes entregar a gestão quer do Pavilhão Polidesportivo, quer do Parque de Jogos da Filipe da Mata, sem sequer ter consultado ou ouvido os Económicos, ou promovido um qualquer tipo de discussão pública, que tornasse este processo transparente.

O que não deixa de ser estranho, são as relações familiares que existem entre o Presidente da tal colectividade em relação a alguns membros da lista da Assembleia de Freguesia do PSD e de membros da Comissão Politica local do PSD que é Presidida pelo Sr. Secretário da Junta de Freguesia.

E mais ainda. Desde sempre os autarcas de Nª Srª de Fátima, incluindo a actual Senhora Presidente, sempre criticaram que o campo de jogos do Campo Pequeno fosse gerido por essa mesma colectividade, por a mesma não ser sediada na Freguesia.

E faria aqui todo o sentido ouvir os Económicos, uma vez que pelos vistos tão bem geriram em vez da Junta o Parque de Jogos da Filipa da Mata, ao ponto de nos últimos 4 anos o terem feito sem haver qualquer tipo de documento escrito a definir os termos desse acordo/protocolo. Por muito que vos espante, isto mesmo foi afirmado pela Senhora Presidente da Junta, que disse que em 2005 quando assumiu a Presidência da Junta resolveu permitir que os Económicos continuassem a gerir o Parque de Jogos, como o tinham feito nos anos anteriores, mas sem fazer nenhum acordo escrito.

Pode-se perguntar como é que não havendo nada escrito entre as duas partes eram geridos os dinheiros provenientes das receitas da utilização e de publicidade do Parque Jogos e mesmo como é que era paga a pessoa dos Económicos que todos os dias lá estava.

E assim vai a cultura e o Desporto na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima!

14 comentários:

carlos do carmo disse...

Onde esta o coração desta Presidente, que meseria de junta.não faz nem ajuda quem quer faser.

ns disse...

e assim vai a cultura portuguesa... A falta de visao de alguns dos nossos politicos assusta-me! Enfim...
Nuno Santos

Eduardo (ou o Grande Jarbas) disse...

Mais um caso de "despotismo" e abuso democrático...existem pessoas que não nasceram nem para dirigir, nem para gerir, nem sequer para se relacionarem com ninguém...
Est é mais um dos tristes exemplos que importa denunciar. Parabéns Paulo!

Observador disse...

Sen comentários. Tricas que prejudicam a população...

Unknown disse...

É incrível que uma Junta de Freguesia não dê autorização para uma colectividade que todos os anos faz o arraial de Santos, o fazer este ano. Se não quer dar apoio, não dê, mas pelo menos deixe a colectividade fazer o arraial onde sempre o fêz. Sou frequentador do local nos arraiais e posso afirmar que fui sempre bem recebido, sem problemas e a comida estava sempre boa. Como pode uma Junta de Freguesia parar com esta tradição?
Jorge Teixeira dos Santos
Ex. Presidente da Junta de Freguesia de Campolide

João Lopes disse...

Sou morador na Freguesia de N. Senhora de Fátima. Custa-me a acreditar que a Junta de Freguesia tenha, de forma arbitrária, decidido deixar de ajudar a colectividade em causa, principalmente depois de ter confirmado que a EGEAC tem este arraial e a colectividade anunciada no seu programa das Festas de Lisboa. Será que esta decisão tem por base alguns dos rumores que tenho ouvido sobre irregularidas nos Económicos?! Se assim é, deveria publicitar a razão.
Já em relação à gestão dos nossos equipamentos desportivos, e para evitar mais confusões, porque não ser a própria Junta a geri-los?

Anónimo disse...

É realmente lamentável que os humores de uma só pessoa, e que por sinal lidera a Junta, condicionem a vida de UMA FREGUESIA! Lamenta-se que as iniciativas dos particulares e das colectividades sejam "boicotadas" por quem tinha a obrigação de apoiar e, acrescente-se, quem foi eleito para representar e apoiar os seus fregueses!Com "amigos" assim....
Quanto ao arraial e como habitualmente, lá estarei!!!

Anónimo disse...

O que aqui esta e tudo mentira, ninguem pediu apoio a Junta, nao passa de uma manobra politica para eganar papalvos e pelos vistos dá resultado... a ver pelos comentarios idiotas de quem foi enganado ....haja paciencia... nao vale tudo...ha que ter honra e nao mentir

HOPE STAR disse...

É LAMENTAVEL E DE MEMÓRIA CURTA O QUE O GRUPO ECONÓMICO (O QUE RESTA DA DIRECÇÃO E EM PARTICULAR O FANÃ, ESPOSA E SUA EQUIPA) FIZERAM PELA COLECTIVIDADE, PELO BAIRRO E PELO RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL COM A JUNTA DE FREGUESIA.
NÃO SE ENTENDE ESSE DESPREZO E ESQUECIMENTO PELOS ANOS A FIO DE ARDUO TRABALHO E É LAMENTÁVEL QUE ESTA EQUIPA DE TRABALHO E A SUA PRESIDENTE IGNOREM FACTOS TÃO EVIDENTES, PROVOCANDO UMA RUPTURA QUE DESAGRADA À MAIORIA DOS POPULARES.
MAS COMO A MEMÓRIA É CURTA E AS ASNEIRAS SÃO MUITAS, ESPERAMOS (O QUE DUVIDO) QUE O PSD CORRE RAPIDAMENTE COM ESSA EQUIPA.
AS PESSOAS DEVEM INSCREVEREM-SE NO PSD PARA TEREM UMA PALAVRA NA ESCOLHA DOS SEUS LIDERES, COM COMPETÊNCIA, CONHECIMENTO E RESPEITO PELOS OUTROS. É LAMENTÁVEL O TRABALHO QUE VEM SENDO FEITO NA ALA NORTE DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (A ALA SUL TAMBEM TEM OS SEUS CAOS).
UMA PALAVRA DE MUITO APREÇO E AMIZADE AO FANA E SUA EQUIPA, O PASSADO E O PRESENTE SERÃO ULTRAPASSADOS PELO FUTURO QUE ESPERAMOS QUE REPONHA A VERDADE NA NOSSA HISTÓRIA HUMANA.

Paulo Lopes disse...

Meu caro anónimo(de dia 5),
Se acha que tudo o que escrevi é mentira, então é porque não esteve presente ou se esteve estava muito distraído.
Que melhor prova quer da falta de apoio da Junta, do que o arraial se estar a realizar na rua, ao contrário de anos anteriores em que decorreu dentro do Parque de Jogos, com acesso a casas de banho e espaços com água canalizada, que serviam de apoio à “cozinha”, condições que muitos arraiais não possuem e que infelizmente este ano o nosso também não tem. E isto para não falar na segurança que pela mesma razão é obviamente menor este ano.
E obrigado por ler o meu blog.

Amigo Económico disse...

Os arraiais populares são organizados pelo Grupo Excursionista os Económicos, ao contrário do que alguns anónimos sem coragem de se assumirem fazem crer, todos os anos é solicitada à Junta de Freguesia que reuna para discutir os termos e as condições que se desejam para a realização destas festas e este ano não fugiu à regra, no entanto, por decisão da Presidente e suportada por escrito, foi cortado todo e qualquer vínculo com a colectividade...não invoco motivos nem razões, será matéria para discutir num momento futuro...agora resta-me apenas desejar a participação popular nos arraiais do bairro.
Sem mais assunto;
Alexandre Morais
Presidente dos "Económicos"

Amigo Económico disse...

...e uma vez mais...
Sobre os rumores de irregularidades nos Económicos, que fique expresso que a colectividade viveu periodos difíceis, chegou a ser literalmente invadida por novos sócios que nunca entenderam nem deram valor ao trabalho em prol do colectivo...os pecados passados não se negam nem se ocultam...Hoje o GEE vive uma realidade diferente que exigiu paciência, força de vontade e bom senso...os resultados serão visíveis muito em breve, estamos a recuperar as antigas secções desportivas e a criar novas...a Pesca Desportiva e o Atletismo já funcionam, muito em breve teremos o Tenis de Mesa e até um grupo de Teatro...mas nada disto é possível com boicotes institucionalizados...quanto aos ignorantes, estarei sempre disponível para esclarecimentos, dentro dos limites do razoável, claro está...
Alexandre Morais
"os Económicos"

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Estive, desde as Eleições Autárquicas, pacatamente a observar a gestão da nossa Junta. Entendi que, por diversas razões, não deveria fazer comentários enquanto não existisse uma situação suficientemente grave que justificasse o quebrar do meu silêncio atento.
Depois desta atitude com “Os Económicos” e a ser verdade, que certamente é, não posso deixar de a classificar como um crime contra uma instituição que, nascida na Freguesia, faz parte da sua história com os seus bons e maus momentos.
Efectivamente os Fregueses, qualquer que seja a sua tendência política, não podem nem merecem ser tratados de forma tão …como direi…. Tão pouco correcta.
Pela minha parte, e para encerrar este e qualquer outro comentário meu sobre este assunto no futuro, apenas direi que, nos espaços próprios, darei conhecimento deste tipo de actuação e lutarei contra situações que levem a perpetuar no tempo este tipo de atitudes de gestão.
Os Fregueses não merecem
A Junta (enquanto instituição) não merece
O PSD não merece.
Esta conduta apenas serve aqueles que continuam a trabalhar afincadamente para que a nossa Cidade fique cada vez mais pobre, mais impessoal e mais agressiva.
Saudações Sociais Democráticas.