sábado, 8 de setembro de 2012

Exposição Novas Avenidas Novas

Inaugurada ontem pelo Senhor Vereador Nunes da Silva, esta exposição está patente no Salão Nobre do Palácio Galveias.

A exposição é constituída por uma série de painéis, sendo que na primeira metade nos é mostrado um pouco da história das Avenidas Novas e dado um enquadramento das Avenidas Novas no novo PDM,  mais se delimitando a zona de intervenção "imediata" e na segunda metade da exposição são confirmadas todas as intenções (boas e más) da dupla Nunes da Silva / Sá Fernandes.

Sim, poucas, mas existem algumas boas ideias de pormenor. Rebaixamento das passadeiras de forma a facilitar a circulação de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e das cadeirinhas de bébé, da possibilidade de se poder virar para todos os lados, por exemplo nos cruzamentos da Av. 5 de Outubro e perpendiculares da Av. da República, da alteração do cruzamento da Av. de Berna com a Rua da Beneficência e Av. Marquês Sá da Bandeira e a confirmação do Bairro do Arco Cego como zona 30 (esta a única grande alteração que parece reunir o agrado de moradores, autarcas da respectiva Freguesia e Câmara Municipal).

No entanto, desde a manutenção dos 2 sentidos de trânsito na Rua Filipa de Vilhena e a introdução desses mesmos dois sentidos na Av. João Crisóstomo (uma única faixa de circulação em cada sentido, com autocarros!!!) e construção de uma placa central, retirada do estacionamento da placa central da Av. Defensores de Chaves que passará a ser para peões e pista clicável, redução de uma faixa de rodagem na Av. Miguel Bombarda, tudo aquilo que os moradores têm contestado e feito ver ao Senhor Vereador Nunes da Silva, parece estar confirmado.

A passagem da Av. Marquês Sá da Bandeira a via com dois sentidos em toda a sua extensão foi, que me tenha apercebido, a única novidade verdadeiramente digna desse nome..

Ou seja, antevêem-se mais uns anos de obras, numa zona da cidade que tem sido duramente martirizada com obras e mais obras.

Curiosamente ou talvez não, nem a senhora Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima (Freguesia mais afectada por estas alterações), nem nenhum autarca da Freguesia marcaram presença. Registo, no entanto, a presença do Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião da Pedreira.

Foi anunciado para dia 20 de Setembro pelas 19.00h, no Palácio Galveias de um debate promovido pela CML / Vereador Nunes da Silva, sobre este tema, provavelmente, para os moradores e comerciantes manifestarem o seu desagrado sobre a maioria destas alterações e para o Senhor Vereador dizer que nós não percebemos nada do assunto, como já aconteceu nas duas últimas reuniões, nesse mesmo local.

Não sei porquê, mas tudo isto, exposição e debate cheira-me a "jogada" de antecipação do Vereador Nunes da Silva a algumas iniciativas de outros Vereadores para esta zona da cidade, uma vez que verdadeiramente não há nada de novo para apresentar.

Sem comentários: