sábado, 14 de dezembro de 2013

Café suspenso

Baseado numa boa tradição natalícia Napolitana, com mais de 100 anos, cafés suspensos são cafés pré-pagos, comprados num café aderente ao projecto e que lhe permite oferecer uma chávena de café para alguém que não o pode pagar.

Esta ideia do café suspenso começa a renascer em todos os continentes de que a Itália, Roménia, Bélgica, Estados Unidos, México, Singapura ou Austrália, são exemplo e tudo, aparentemente, graças ao facebook, onde a página regista já mais de 140.000 gostos. Em alguns locais é até possível deixar refeições completas "suspensas".

Dirão alguns que haverá quem se aproveite desta e outras ideias solidárias sem precisar, a começar pelos próprios cafés que poderão melhorar a sua imagem junto da opinião pública, ao juntarem-se a uma causa de apoio social, mas esta é mesmo assim uma boa ideia. Até a cadeia starbucks, associada a uma instituição inglesa - Oasis,  já aderiu a esta ideia, sabe-se lá se por uma razão meramente altruísta ou simplesmente para abafar alguns escândalos que surgiram recentemente de fugas ao fisco.

Numa altura em que as causas de apoio social são tão necessárias e o espirito de ajuda dos portugueses aos mais desfavorecidos atrai cada vez mais voluntários, de que o projecto Refood ou o Banco Alimentar, são excelentes exemplos, para quando a chegada a Portugal do café suspenso, que nos meses de inverno teria certamente procura.


Sem comentários: