quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Portugal sobe 15 lugares e ocupa 36º lugar no ranking mundial de competitividade


Conforme afirma hoje Vital Moreira no seu blog Causa Nossa, "Com resultados "mistos" noutras áreas, o "programa de ajustamento" parece estar a dar frutos num dos seus principais objetivos: a melhoria da competitividade económica do País", um dado que nossa oposição tende sistematicamente a desvalorizar.

Ainda segundo Vital Moreira "Portugal beneficia de uma subida substancial no ranking, trepando da 51ª posição para a 36º, eliminando o gap em relação à Espanha (35º), nosso principal competidor, e abandonando a cauda dos Estados-membros da UE, estando agora a meio da tabela (14ª posição). Notável!"

Outro dado que é sistemáticamente omitido quer pela oposição, quer mesmo por uma grande parte da nossa imprensa, é a redução que este Governo conseguiu na despesa, que como ontem o Ministro Poiares Maduro referiu, não se centrou apenas nos salários e pensões: "Na realidade a despesa primária excluindo remunerações foi reduzida por este governo em mais de 6 mil milhões ao ano. Houve uma redução muito superior em áreas que não dizem respeito a salários e pensões do que nessas áreas". E este terá sido um dos muitos factores que contribuíram para esta significativa subida de Portugal neste ranking, onde um dos muitos pontos analisados são as instituições e a sua eficiência.

O Relatório de Competitividade Global 2014-2015, pode ser consultado aqui
O ranking mundial de competitividade 2014-2015 pode ser consultado aqui

Sem comentários: