segunda-feira, 20 de junho de 2011

Começou a recuperação dos espaços verdes

Após meses sem manutenção, os espaços verdes da Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, cuja manutenção está entregue à Junta de Freguesia, estão lentamente a retomar o seu aspecto normal.

Nas últimas duas semanas tenho podido observar funcionários da empresa Parques e Jardins, a realizarem trabalhos de limpeza e corte de relva e das infestantes que cobriam largamente estes espaços.

Depois do que foi tornado público pela auditoria do Tribunal de Contas, sobre a falta de concursos públicos para a manutenção dos referidos jardins e apesar de pelo que se sabe, a Junta de Freguesia ainda não ter lançado um concurso público é com satisfação que verifico, que ao contrário do que foi afirmado na última Assembleia de Freguesia, de 13 de Abril por vários autarcas, e como eu afirmei na altura, sempre existia uma solução para que, até que termine o processo de concurso público, os espaços verdes protocolados com a Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima não continuem ao abandono.

E tenho a certeza, que também ao contrário do que se passou até há bem pouco tempo, este "contrato" com a empresa Parques e Jardins, cumpre o disposto na Lei dos Contratos Públicos, pois não julgo possível, que depois do alerta do Tribunal de Contas a Junta de Freguesia volte a cometer os mesmos erros.

Agora vamos ter que esperar uns meses até que estes espaços retomem o seu verde vivo e uniforme, pois estes meses de abandono deixaram como seria de esperar marcas bem visíveis  principalmente em alguns dos relvados.

E não posso deixar aqui de referir com bastante satisfação, que além dos espaços que eram normalmente alvo de manutenção, também os espaços existentes, quer à frente, quer atrás dos edifícios da Av das Forças Armadas nº 95 a 99, foram pela primeira vez limpos pela Junta de Freguesia. Sem dúvida uma boa noticia para os moradores destes prédios, que como um deles me disse há uns meses, não percebia porque é que de um lado da rua o jardim era regularmente mantido e do lado destes prédios se encontrava totalmente abandonado.

Espero agora que o próximo passo seja a total reconstrução destes espaços abandonados, de forma a que seja um importante contributo, para que a "praga" de bicharada, dos mais variados tamanhos e formas que por ali existe, desapareça.

Uma palavra final para o Jardim Gomes de Amorim, que desde há muitos, muitos meses, não o via ao Domingo, limpo como hoje. Sem dúvida um bom augúrio para os próximos tempos.

Sem comentários: