quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Grupo dos Amigos de Olivença - 75 anos firmes na defesa da causa de Olivença

75 anos depois da sua fundação, é com orgulho que vejo, como neto de um dos 3 fundadores, que o Grupo dos Amigos de Olivença continua firme no rumo traçado pelos seus fundadores e não os esquece.

Aos meus amigos, peço-vos que vão até à página do Grupo dos Amigos de Olivença no Facebook e façam Gosto, para  assim aumentar a visibilidade desta causa, que devia ser de todos os Portugueses, mas que muitos ainda desconhecem.

"O Grupo dos Amigos de Olivença, sociedade patriótica que milita pela reintegração do território oliventino na Pátria Portuguesa comemora neste 15 de Agosto os seus 75 anos.

Com efeito foi em 1938 que um grupo de três distintos portugueses – Ventura Ledesma Abrantes, Francisco de Sousa Lamy e Amadeu Rodrigues Pires – inconformados com a ocupação de Olivença por Espanha e alimentados pelo espírito irredentista da restauração da soberania portuguesa sobre o território de Olivença, decidiu fundar esta Associação.

Ao longo destes 75 anos, pugnado e defendendo activamente a reintegração da Vila de Olivença e seu termo no Território Nacional do qual foi apartada à força pela Espanha em 1801, a acção do Grupo dos Amigos de Olivença sustenta-se naquela que tem sido a posição repetidamente afirmada e nunca desmentida pelo Estado Português de que «Olivença é território português».

Nesta ocasião, com a legitimidade que lhe conferem estes 75 anos de esforços pela retrocessão de Olivença, contando com um cada vez maior apoio junto da classe política e da opinião pública portuguesas, o Grupo dos Amigos e Olivença vem reafirmar publicamente a sua determinação em continuar com o seu combate em vista da recuperação do território oliventino, sem nunca esquecer a corajosa população oliventina que tendo ao longo destes 200 anos defendido e preservado a sua língua e tradições portuguesas hoje, de forma crescente, reivindica o reencontro de Olivença com Portugal.

Olivença é Terra Portuguesa!
Viva Olivença Portuguesa!"

Sem comentários: