segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Zelador do espaço público

Foto site C. M. Cascais
“Dos lisboetas reclama-se um maior cuidado na protecção da sua cidade. Uma atitude activa na preservação do espaço público e dos equipamentos colectivos, maior civismo na segurança e na limpeza das ruas, um empenhamento esclarecido na salvaguarda do património histórico e arquitectónico. Sem o contributo e o brio dos lisboetas, Lisboa não cumprirá o seu desígnio de grande capital europeia”, afirmou o Senhor Presidente da República no dia 10 Junho de 2012, dias antes do inicio da greve de recolha do lixo em Lisboa.

Maior clareza era difícil. No seu discurso, feito na qualidade de lisboeta vindo do Algarve há mais de meio século, o Presidente insistiu no papel fundamental da cidadania. 'Não tenhamos dúvidas: sem a participação activa dos lisboetas, sem o envolvimento permanente dos seus moradores, os autarcas desta cidade não poderão construir uma capital de futuro que respeite e defenda a herança do passado'." (In Público, 24-06-2012)

Refere ainda o Público que “a Câmara de Cascais passou a contar com a ajuda dos chamados tutores de bairro - uma espécie de interlocutores privilegiados da autarquia para os problemas das zonas residenciais no que concerne à recolha de resíduos e à manutenção dos espaços verdes.”

Este projecto do Tutor de Bairro, é um excelente exemplo, que pode ser facilmente replicado em muitos bairros de Lisboa, se não mesmo em toda a cidade, envolvendo de forma activa e participativa cidadãos que que pelas mais variadas razões, têm disponibilidade ou pura e simplesmente gostariam de colaborar na defesa do bem estar e qualidade de vida dos seus bairros.

Mas também as inúmeras colectividades culturais e desportivas, as escolas, as IPSS, as instituições religiosas e as associações de moradores, que têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante na defesa do meio ambiente na cidade de Lisboa, podem em conjunto com as Juntas de Freguesia, ter aqui um papel importantíssimo.

A exemplo das Comissões Sociais de Freguesia, já implementadas em algumas Freguesias, nem sempre com o sucesso desejado, que contam com a participação de muitas destas entidades, também na área do ambiente e da preservação do espaço público, urge fazer um apelo à cidadania e estabelecer parcerias entre as diversas entidades no sentido de se apostar na melhoria do meio ambiente que nos rodeia.

O Zelador do Espaço Público, que Fernando Seara e a coligação Sentir Lisboa agora propõem, não é mais do que o colocar em prática em Lisboa de uma experiência de sucesso e de simples execução e que ao pretender envolver de forma directa os cidadãos e as instituições, tem todos os ingredientes para termos nos nossos Bairros, na nossa Cidade de Lisboa, um melhor e mais cuidado espaço público e uma melhor qualidade de vida.

Sem comentários: