quinta-feira, 23 de abril de 2015

McDonald's e lixo

O consumo na rua, cada vez mais frequente, por parte de clientes do McDonald's da Av. da República e a existência de uma única papeleira no local leva a que diariamente ao final do dia, mas também muitas vezes já durante o dia, seja este o espectáculo que é oferecido a quem passa.

Se por um lado é visível que os causadores desde problema até procuram a papeleira para colocarem o lixo, denotando civismo e cuidado, por outro é patente que uma única papeleira é totalmente insuficiente.

Mas também o próprio estabelecimento, que contribuiu para esta situação, não pode ser isento de culpas. Aliás noutros pontos da Freguesia de Avenidas Novas e um pouco por toda a cidade, este problema do lixo provocado pelo consumo de alimentos e bebidas (alcoólicas ou não) na via pública, começa a atingir proporções às quais é necessário por cobro, se não queremos as nossas ruas transformadas permanentemente em lixeiras.

Se é cada vez mais sublinhado, o bom desempenho, dedicação e profissionalismo, dos funcionários da Junta de Freguesia de Avenidas Novas afectos à limpeza e varredura das ruas, quer por parte da população quer por parte dos autarcas, como foi referido por todos na última Assembleia de Freguesia a 25 de Março, é mais do que evidente que só isso não chega. Além de não ser possível ter um funcionário da limpeza permanentemente de plantão em cada um destes locais.

E se o bem estar dos que moram ou trabalham junto destes locais deve estar sempre em primeiro lugar, não nos podemos esquecer que estamos a falar em zonas nobres da cidade, com grande carga turística, nomeadamente pelo cada vez maior número de hotéis na zona, mas também pelos serviços de restauração que oferecem, que atraem a esta zona muitíssima gente, sejam Lisboetas ou turistas nacionais e estrangeiros. É também a nossa característica de bem receber que fica posta em causa. 

É necessário um claro reforço de papeleiras (ou outro género de receptáculos para o lixo) nestas zonas, mas também envolver os estabelecimentos neste combate ao lixo, pois se eles são o primeiro contributo para esta situação, também que de certeza não gostam destas lixeiras à sua porta e têm que ser chamados a participar e contribuir para a sua resolução.

Sem comentários: