quarta-feira, 8 de abril de 2015

Apresentação do plano arquitetónico para a antiga Gare do Arco do Cego

 
Estive presente na passada segunda-feira na apresentação do projecto de arquitectura desenvolvido para a antiga Gare do Arco do Cego, que irá acolher o futuro Técnico Learning Center. Um projecto de arquitectura simples, mas funcional e que na sua essência salvaguarda o ambiente e os valores da memória e do passado novecentista do edifício.

"A reabilitação da antiga gare do Arco do Cego, cujo direito de superfície foi cedido ao IST pela Câmara Municipal de Lisboa, representa a mais importante iniciativa infraestrutural executada pela escola no campus histórico da Alameda em várias décadas".

Nestas novas instalações, abertas à cidade e à sociedade civil, como referiu o Professor Arlindo Oliveira, Presidente do IST,  pretende-se criar um espaço de grande qualidade para a comunidade académica e científica, aberto 24 horas por dia. Estas instalações, darão apoio a actividades que estimulem a interligação entre a comunidade estudantil, as empresas e a sociedade.

Será também instalado neste local, numa área de 695 m2 (cerca de 20% da área da antiga gare) o primeiro posto de socorro avançado do Regimento de Sapadores Bombeiros, construído a expensas do IST. Este posto avançado, irá substituir o actual quartel na Av. Defensores de Chaves, uma área enorme, no centro de Lisboa extremamente apetecível para construção, que inclui além do edifício propriamente dito, uma parada e uma torre oca para treinos. Sobre o futuro deste espaço, julgo que nada se sabe por enquanto, mas será fácil de imaginar que infelizmente o seu desmantelamento e substituição por mais um projecto imobiliário, será o futuro mais que provável.

Sobre o actual parque estacionamento existente no local, o projecto de arquitectura agora apresentado nada mostra e na apresentação do mesmo nada foi referido, mas o jornal Público afirma que será transferido para o subsolo. Este estacionamento subterrâneo foi aprovado em reunião de Câmara de 24-10-2012 (proposta 601/2012) e deverá ser uma peça importante e fundamental deste projecto, não só para colmatar a perda dos lugares actualmente existentes na antiga gare do Arco Cego, mas também para responder à procura de estacionamento extra, que o equipamento agora apresentado irá provocar na zona.

Outra diferença substancial entre o estudo prévio agora apresentado e a proposta camarária 602/2012, aprovada também na reunião de 24-10-2012, diz respeito à área envolvente à antiga gare. Previa essa proposta que:

O Instituto Superior Técnico fica obrigado a realizar os arranjos exteriores, tanto das parcelas assinaladas a orla verde na Planta n.o 12/085/DPSVP, consideradas como áreas non aedificandi, responsabilizando-se pelo projeto e construção do jardim envolvente ao edifício da Gare, bem como, do acesso ao espaço para serviços municipais de proteção civil, assinalado a orla laranja na mesma planta, totalizando uma área até 2.900m2, considerando os seguintes trabalhos (cf.Anexo II e IV que se dão por integralmente reproduzidos e fazem parte integrante da presente proposta): a) Impermeabilização e isolamentos sobre enchimento e camada de forma; b) Rede de drenagem, rede de rega e rede de incêndios; c) Terra vegetal para áreas ajardinadas e as áreas ajardinadas e respetivas plantações; d) Pavimentos e caminhos de superfície; e) Mobiliário urbano, guardas e iluminação;

Mais, no anexo II da proposta 602/2012, em carta do Vereador Manuel Salgado dirigida ao Presidente do IST, datada de 11-6-2012 é claramente dito que "Será da responsabilidade do IST (conforme email enviado em 14.03.2012) projectar e construir o jardim envolvente ao edifício da gare, com área aproximada de 2.900,00 m2"

Apesar de no estudo prévio de arquitectura agora apresentado ser afirmado que "Os arranjos exteriores da área de intervenção abrangem uma área 2900 m2 sendo necessárias intervenções a nível de impermeabilização, infraestruturação, tratamento de áreas ajardinadas, pavimentação e colocação de mobiliário urbano", em todas as imagens apresentadas a zona envolvente ao edifício apresenta-se totalmente coberta por calçada portuguesa, havendo até imagens em que parte da zona relvada do actual jardim é substituída por calçada portuguesa. Ora esta situação não só está de acordo com o aprovado em reunião de câmara, como é inaceitável a diminuição da área verde actualmente existente.

Por outro lado, a construção deste Learning Center irá aumentar substancialmente a carga humana a que diariamente o Jardim do Arco Cego já está hoje em dia sujeito, e que não sendo o único factor que contribui para o estado que desde há muito apresenta é certamente o principal, pelo que o aumento previsível de pessoas a usufruir deste jardim, que é sem dúvida um enorme sucesso, só contribuirá para uma maior degradação do mesmo. Convém pois desde já, acautelar esta situação e tomar medidas de que o IST não se deverá alhear, para se evitar uma maior degradação do jardim.

Aquando do aparecimento das primeiras noticias sobre este projecto em 2011, houve uma reacção bastante positiva por parte de moradores e comerciantes da área envolvente, que viam no aumento de circulação de pessoas durante 24 horas, por um lado um aumento da segurança, principalmente no período nocturno, e por outro uma possibilidade de aumento do negócio, no caso dos comerciantes.

Mas se esta apresentação foi dirigida para a comunidade académica e empresarial, é importante promover uma apresentação à população e autarcas, no sentido de envolver a comunidade local neste projecto, como tão bem fez questão de frizar por diversas vezes o Professor Arlindo Oliveira, com quem tive oportunidade de trocar umas breves palavras no final da sessão e que se mostrou totalmente aberto e interessado numa apresentação nesses moldes, e que poderá ao mesmo tempo ser um momento para esclarecer as questões que atrás levantei.

O IST conta lançar o concurso público das obras de reconversão da antiga gare do Arco do Cego, cujo custo estimado é de 3,3 milhões de euro, no segundo semestre deste ano, prevendo estar concluídas no inicio de 2017.

Sem comentários: