sábado, 25 de julho de 2015

O ataque traiçoeiro da TVI a Passos Coelho

Celso Miranda, estudante e jornalista estagiário na TVI24
Mesmo com trafulhice, Pedro Passos Coelho conseguiu um melhor desempenho que António Costa, na entrevista da TVI "Tenho uma pergunta para si".

Enquanto respondiam às perguntas, os entrevistados foram avaliados nas redes sociais, através das hashtags #costamal / #costabem e #passosbem / #passosmal. Nesta avaliação Passos Coelho conseguiu uma vantagem, ainda que ligeira, tendo no entanto sido avaliado por um número substancialmente maior de participações. Num total de 6376 participações, a hashtag #PassosBEM obteve 3.099 participações e #PassosMAL 3.277 (51,6% Mal e 48,6% bem) enquanto António Costa teve apenas 4982 participações, com a hashtag #costamal utilizada 2611 vezes, contra 2371 vezes da hashtag #costabem (52,41% Mal e 47,59% Bem).

Mas a verdade é que a TVI, que de Independente mostrou nada ter nesta disputa eleitoral, tudo fez para prejudicar Pedro Passos Coelho. Num programa em que era suposto estarem presentes cidadãos anónimos selecionados após terem sido entrevistados, veja-se quem é que a TVI selecionou como anónimos, para colocarem perguntas a Pedro Passos Coelho: Rodrigo Rivera - trabalhador de call-center que quer constituir família, sem no entanto referir que é militante e ex-dirigente nacional do Bloco de Esquerda e Celso Miranda, estudante sem perspectivas de futuro, mas que se esqueceu de referir que é jornalista estagiário na TVI24. (Curiosamente numa rápida pesquisa no Facebook, o único amigo comum que tenho com o Celso Miranda, é militante Socialista e ex-autarca eleito pelo PS. Apenas coincidência, ou algo mais...)
Rodrigo Rivera, trabalhador de call centra, militante e ex-dirigente nacional do BE
E para que não haja dúvidas, que nada têm de cidadãos anónimos nesta situação, facilmente se encontra nas redes sociais "provas" de que a TVI esteve mal, mesmo muito mal, seja na selecção dos cidadãos, seja na forma como não soube acabar com o comício que Rodrigo Rivera fez.

Esta é a pouca vergonha de um canal televisivo, que está claramente vendido aos interesses socialistas, que tudo fez para prejudicar Pedro Passos Coelho, sem no entanto o conseguir, pois como até Ricardo Costa admitiu "foi uma boa conversa com um Primeiro Ministro bem preparado" (o que lhe deve ter custado escrever isto...)

Mas o PS parece também não sair propriamente isento desta situação, com o director de campanha de António Costa, Ascenso Simões, a aparecer nas redes sociais a apelar aos amigos para fazerem um ataque à entrevista de Passos Coelho. Depois do SMS de António Costa a intimidar o director adjunto do Expresso e do "roubo" de gravador a jornalistas por parte do deputado socialista Ricardo Rodrigues, este parece ser apenas mais um caso em que o PS mostra lidar muito mal com a liberdade de imprensa.

Sem comentários: