segunda-feira, 6 de julho de 2015

NÃO...NÃO...E NÃO !!!!!

O povo grego votou de forma inequívoca: 61,3% disseram NÃO à austeridade. Mas este não à austeridade significa verdadeiramente o quê? Um não à Europa?

O governo grego tem afirmado repetidamente que a Grécia fica na Europa e no Euro, fosse qual fosse o resultado do referendo deste domingo. O primeiro ministro Tsipras, mal foi conhecida a vitória do não, apressou-se a comunicar que vai "regressar amanhã à mesa das negociações com o objetivo de estabilizar o sistema bancário (que está sem liquidez) e a economia". Mas Alexis Tsipras foi mais longe ao afirmar que "A questão da dívida vai estar na mesa das negociações, na sequência do relatório do FMI [em que um dos cenários admitidos elencava uma redução da dívida grega]". Este argumento também foi mencionado pelo ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, numa declaração à imprensa sobre os resultados do referendo, antes de Tsipras ter falado.

Ou seja, o que o governo grego quer é o melhor de dois mundos: permanecer activamente na Europa e usufruir da sua solidariedade (leia-se mais dinheiro), mas ao mesmo tempo que lhe seja perdoada parte da divida.




Porque não esperem os gregos que o tão apregoado fim da austeridade, que o Syriza tanto prometeu na campanha eleitoral e que neste referendo reiterou, vai acabar só porque uma larguíssima maioria do povo votou não. Ao prometer voltar às negociações, a dupla Tsipras e Varoufakis só se esqueceu de dizer aos gregos, que o que vai estar em cima da mesa das negociações são precisamente as medidas de austeridade, que até aqui têm sido debatidas, independentemente dos inevitáveis acertos pontuais que vierem a serem feitos, seja por parte do governo grego seja dos credores.

As afirmações do socialista Marin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, de que "Hoje é um dia difícil: existe uma maioria na Grécia e a promessa do primeiro-ministro Tsipras ao povo grego de que com o Não a posição da Grécia para negociar um acordo melhora é, a meu ver, falsa”, são reveladoras dos difíceis tempos que se avizinham para os gregos.

Respeito a decisão dos gregos! Mas depois dos sacrifícios que Portugal e os portugueses fizeram, e com os quais obtivemos resultados completamente diferentes dos da Grécia, que nos permitem afirmar de forma categórica que Portugal não é a Grécia, subscrevo o que o meu amigo Paulo Bento escreveu no Facebook: "A de que NÃO ESTOU DISPOSTO A PAGAR MAIS UM CÊNTIMO DE IMPOSTOS para pagar a vida que os gregos querem levar.

Quando se tomam decisões, tem de se saber assumi-las.

Por isso lhes digo...

Quando me perguntarem se estou disponível para fazer mais sacrifícios para lhes pagar as suas irresponsabilidades, responderei da mesma forma que hoje votaram...

NÃO...NÃO...E NÃO !!!!!"

Sem comentários: