Parabéns a António Guterres e à diplomacia portuguesa!
Grande resultado. Contra tudo e contra todos - Kofi Anan, Angela Merkel, Juncker e a golpada oportunista de última hora da Kristalina - que, com jogadas pouco claras e pouco éticas, tudo fizeram para destabilizar e derrotar a candidatura portuguesa, António Guterres obteve uma clara vitória hoje. O único sem votos contra.
Felizmente prevaleceu o bom senso no seio do Conselho de Segurança, pois como disse Sá Carneiro "A Política sem risco é uma chatice... Mas sem ética é uma vergonha!"
Como português estou orgulhoso e feliz por poder ver num dos lugares mais importantes do mundo, um dos nossos. António Guterres num processo transparente e exigente, provou ser o mais capaz para o cargo e o melhor garante para o prestígio e credibilidade da ONU.
António Guterres tem todas as condições, quer pela sua experiencia na ACNUR, quer pelas suas características humanistas, de procura de consensos e de diálogos, para voltar a colocar a ONU ao lado dos mais desfavorecidos e da paz. Não tenho dúvidas que o mundo ficou a ganhar com esta escolha e isso é o mais importante.
Quanto à Senhora Kristalina, depois do resultado humilhante de hoje - 8 votos contra e apenas 5 a favor, e pela golpada que tentou, deveria pensar seriamente se tem condições para continuar a ser vice-presidente da Comissão Europeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário