domingo, 18 de maio de 2014

Inquéritos sobre o posicionamento dos cidadãos face aos partidos europeus

A uma semana das eleições europeias, correm na Internet alguns inquéritos que pretendem por um lado ajudar os cidadãos a perceberem de que partido se aproximam mais e por outro lado dar a conhecer quais os partidos a nível europeu que defendem posições mais próximas das suas.

Com perguntas que abrangem uma enormidade de temas, que vão desde a economia às questões sociais, da imigração e emigração à segurança, da participação na vida politica ao conhecimento que se tem sobre o que cada partido defende, entre muitos outros temas, que permitem a que comparando as respostas dadas a cada pergunta, com o que cada partido defende, fazer um enquadramento politico do cidadão.

E das respostas, que devem ser dadas com a maior atenção, podem surgir resultados surpreendentes. Portanto atenção às respostas, para não serem surpreendidos no fim, com um resultado que os coloque próximo de partidos com os quais julga não se identificar ou pior ainda, apresentar um resultado onde o partido com o qual se identifica, não ser o primeiro apresentado pelo inquérito. 

Os inquéritos a que tive oportunidade de responder e que aconselho vivamente que respondam também,  são o desenvolvido pelo Instituto Universitário Europeu de Florença denominado "euandi" (a Europa e eu) e o "EUvox2014" que é patrocinado financeiramente pela Open Society Initiative para a Europa (as eleições europeias de 2014) e a Direcção-Geral da Comunicação do Parlamento Europeu.

Outro inquérito interessante, mas que difere dos anteriores por não fazer um enquadramento do cidadão com os partidos políticos e por ter um carácter mais cientifico, é o apresentado pelo International Survey Project "Elections, Values, and Attitudes" - EVA (ou aqui) e cujo resultado não é apresentado de imediato, sendo apenas enviado a pedido do próprio no final do inquérito (o que fiz, mas que até agora não recebi...)

Artigo de opinião de José Manuel Fernandes, no Observador de 21-5-2014

Sem comentários: