sexta-feira, 23 de maio de 2014

Francisco Assis - O cábula mor

É fundamental que os Portugueses saibam em quem votam no próximo Domingo.

É importante que saibam qual foi o desempenho dos actuais cabeças de listas no mandato que agora termina.

As estatísticas oficiais, mostram que Francisco Assis é um Deputado faltoso e muito pouco interventivo no mandato que cumpriu em Bruxelas. Da fama de homem preguiçoso, não se livra: “Nasceu Para Não Trabalhar” !

Basta fazer a comparação com Paulo Rangel e com Nuno Melo, para percebermos o que vale o cábula Francisco Assis. As diferenças são notórias quer em intervenções e iniciativas individuais credíveis quer em todas as decisões que têm de ser negociadas.

É importante que se perceba porque é que Assis, durante a campanha eleitoral que agora está a terminar, não quis discutir a Europa.  E a resposta é simples: porque quase nada fez nos últimos 5 anos no PE, onde foi um dos deputados portugueses mais faltosos.

Duarte Marques, fez esta semana na sua crónica semanal no Expresso, intitulada "O BE quer estar de Pé e Assis nem se sentou no PE" o retrato de quem é realmente Francisco Assis.

"A vantagem da "transparência" das instituições europeias é que nos permite acompanhar e escrutinar o trabalho dos nossos eurodeputados. Se consultarmos o site do Parlamento Europeu poderemos verificar com exatidão aquele que foi o trabalho do cabeça de lista do PS às próximas eleições europeias.

Em 5 anos de mandato, Francisco Assis fez apenas 9 perguntas escritas à Comissão Europeia, teve 25 participações entre intervenções e declarações de voto e fez 0 (ZERO) relatórios. Até António Costa, que só esteve no Parlamento Europeu durante cerca de um ano e ficou conhecido pelas suas dificuldades linguísticas, fez mais do que Assis que cumpriu o mandato de 5 anos. É lamentável que em 5 anos, com staff próprio pago pelo Parlamento Europeu, todas as condições necessárias, não tenha produzido praticamente nada. A estatística não nos diz tudo, mas neste caso, nem estatística o salva. Foi mesmo zero. Aliás, até nas presenças foi pouco assíduo (só esteve em 65% das reuniões) como se poderá  ver neste relatório oficial. 

(...) É nesse aspeto o mais fraco dos cabeças de lista. João Ferreira do PCP e Marisa Matias do Bloco de Esquerda têm uma folha de serviços que não envergonha ninguém, digo-o aliás com orgulho, que os Eurodeputados portugueses têm em média uma excelente reputação em Bruxelas, independentemente dos seus partidos. Sobre Paulo Rangel sou suspeito para falar, dado que com ele trabalhei de perto, mas é hoje claramente um dos eurodeputados mais decisivos e influentes no Parlamento Europeu e a ele podemos, por exemplo, agradecer o facto de mantermos uma representação de 21 eurodeputados, conseguidos através de duras negociações na altura da reorganização do Parlamento Europeu.

É isso que está em causa nestas eleições europeias. Saber quem está mais preparado e nos garante mais empenho na defesa do interesse nacional e de Portugal. Francisco Assis (...) teve apenas 5 atividades no plenário (média anual) e fez apenas 1,5 perguntas por cado ano que esteve em Bruxelas. Será esta a mudança que os socialistas tanto defendem para o país?"

A diferença é evidente. Domingo a decisão só pode recair naqueles que já deram provas que estão à altura do desafio Europeu e que estarão sempre na primeira linha da defesa dos interesses de Portugal e dos portugueses na Europa,

Domingo voto

Sem comentários: