domingo, 2 de outubro de 2011

Junta "demite-se" das suas obrigações

Na Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, na passada quinta-feira, dia 29, e fruto do meu trabalho de divulgação da mesma e por causa das alterações de trânsito que a CML se prepara para introduzir na Av. João Crisóstomo, mais de 50 moradores e comerciantes compareceram, enchendo por completo a pequena sala onde a mesma decorreu, ficando muito gente ainda pelos corredores.



No período de antes da ordem do dia, o CDS apresentou uma recomendação, subordinada ao tema "Alterações de trânsito nas Avenidas Novas", em tudo idêntica à que foi apresentada na Assembleia Municipal, (de que aqui dei conta) e que teve na altura o voto favorável de todos os partidos e apenas 4 abstenções de independentes dos Cidadãos por Lisboa.

Se a recomendação obteve o apoio e até elogios, por parte do PSD e da CDU, que a votaram favoravelmente, já o Partido Socialista absteve-se, numa atitude totalmente incompreensível, não só porque a votou favoravelmente 15 dias antes na Assembleia Municipal, mas também porque nesse mesmo dia e hora, na Assembleia de Freguesia de São João de Deus, votaram favoravelmente uma recomendação igual, que ali foi aprovada por unanimidade.

E sobre a divulgação da Assembleia de Freguesia é de lamentar a atitude patética do  Secretário da Junta de Freguesia, que perante tal evidência, várias vezes sublinhada pelo público de que apenas estava presente devido aos meus avisos, insistiu por diversas vezes em não compreender tal situação, pois a Junta divulgou, como sempre, a Assembleia, quer nas suas vitrines, quer no site da Junta, o que para ele seria suficiente.

Ao fim de mais de 6 anos sucessivos como autarca, o Secretário da Junta continua a não quer ver aquilo que é uma evidência para todos: a colocação de uma simples folha A4, numa vitrine, ainda por cima no meio de tantas outras, de nada serve, ninguém lê.

Mas isso é muito provavelmente o que este executivo de Nª Srª de Fátima pretende: que ninguém saiba de nada, para que não aconteça o que aconteceu na quinta feira passada - gente na Assembleia de Freguesia, a encher uma sala, a "chatear" os autarcas com perguntas incómodas....

... e pior que tudo, a impedir que o Tesoureiro da Junta se possa "deitar cedo", pois pelo que com grande arrogância afirmou, parecia ser o único de entre os presentes, autarcas e público, que trabalha e se tem que levantar às 7.00horas da manhã. Donde se conclui que todos os outros ali presentes, eram uma cambada de parasitas. Lamentável a atitude de desprezo e de falta de respeito por todos os presentes, que aguentaram sem arredar pé e muitos de pé, o período da ordem dia, para só então e já depois das 23.00horas, poderem falar livremente, sem os impedimentos regimentais, impostos pela mesa no início dos trabalhos.

E à pergunta se o executivo concordava ou não com estas alterações de trânsito que a CML quer impor, sentaram-se e disseram, que uma vez que a Srª Presidente da Junta não estava presente, não podiam dizer nada!!! Numa palavra, "demitiram-se" das suas obrigações.

Enfim, um grupo de autarcas, autistas, a olharem só para o seu umbigo e a não querem ouvir aqueles que os elegeram.

Um post colocado no Facebook por Luisa Maria Chaves Silva, moradora na Freguesia e presente na Assembleia, resume de forma clara esta Assembleia:

"Uma Presidente de Mesa mal informada...Um Executivo sem respostas para os Moradores que acorreram em massa. E por último e como se não bastasse um Tesoureiro de Junta, que se atreveu a dizer em público, que era muito tarde...e amanhã tinha de se levantar cedo...Então e todos os fregueses que ali se encontravam, são o quê? Parasitas!!!!!!!Esteve muito mal Sr. Tesoureiro....
No final, e para variar nada foi esclarecido...e ficou tudo na mesma.....
POR ENQUANTO!"



9 comentários:

Um Homem de Lisboa disse...

Também estive nesse assembleia e vi uma junta de freguesia zangada por ter tantos residentes presentes e uma presidente de mesa que não se coibiu de manifestar o seu particular enfado por não a deixarmos sozinha com os seus pares.

E falando de pares: é inacreditável que com a sala cheia de eleitores, os nossos representantes tenham continuado lá à frente, de costas para o resto dos presentes, como se o nosso lugar não fosse ali!

Quanto à presidente da Junta de Freguesia, uma vez mais primou pela ausência e os restantes membros da Junta nada disseram porque estavam sem a sua Geppetto.

A nossa freguesia precisa realmente de uma VASSOURADA!

Paulo Sousa Marques disse...

Como não leio as folhas A4 dos editais da Junta, não sabia da reunião em que teria seguramente participado. Espero que o Sr. Tesoureiro tenha dormido bem. Porque seguramente não serviu os interesses do Município e dos Fregueses que pagam para o sustentar

Anabela Santos disse...

Eu acho magnífico, como subitamente os fregueses de N. Sra. de Fátima se lembraram todos de uma vez, que existe uma Assembleia de Freguesia.
É deplorável, como todo o incidente se passou. Não particularmente pelo espanto do Executivo ou da Mesa, mas devido à falta de respeito que se teve por um órgão autárquico que só naquela particular noite, teve um número sobrenatural de público, que nas minhas pontuais assistências nunca vi.

Quanto à atitude do tesoureiro, estou mais indignada, com a forma como o trataram, como se estivéssemos numa praça - até as peixeiras são mais educadas do que maior parte dos fregueses presentes. Admiram-se da resposta dele? Eu não! Tem feito um trabalho mais razoável que os seus antecessores e ainda lhe faltam ao respeito!

Há um momento para tudo. Pelo menos na minha junta de freguesia, quando existem dúvidas ou acusações, encontram-se momentos de ordem para o fazer: contactando o executivo directamente ou reunindo. Agora, ir um grupo de pessoas que nunca esteve presente mas só quer saber do órgão para se queixar e rebaixar aqueles que se sacrificam por eles... leva-me a interrogar se não foram influenciados.

Luisa Chaves disse...

Cara D. Anabela,
se bem percebi não pertence a esta Freguesia.."pelo menos na minha junta de freguesia"....então talvez não se deva imiscuir nos assuntos desta.
Falta de respeito teve a Presidente da Mesa, que por pouco NÃO DEIXAVA OS MORADORES FALAR. Falta de respeito teve o Sr. Tesoureiro....Sim porque nós chamou a todos PARASITAS...Sò ele é que ia trabalhar às 7h da manhã.
Falta de rspeito teve o Executivo e afins, que não tinha respostas para a população.
Talvez não saiba, mas a constituição da lista deste actual Executivo foi muito "dificil". Se calhar alguns estão mesmo ali a fzer um favor alguém, ou a fazer um frete....
Só mais um reparo. As PEixeiras, são pessoas muito dignas, que ganham a vida com muito suor e trabalho, merecem toda a consideração e respeito.
Permita-me uma sugestão, para não se misturar com as "peixeiras" então fique a pregar na sua Freguesia.
Atentamente.

Paula Calisto disse...

Bem quando li que os autarcas de N. Senhora de Fátima se tinham demitido disse: «Aleluia!». Nem acreditava. Afinal demitiram-se das suas funções. Mas isso já não é só de hoje vem de há mto tempo. Lamentavelmente não temos Presidente (talvez fantasma de Presidente e todos os outros membros como são "a voz do dono" não podem falar....Coitados!). E tiveram mta gente nesta reunião! Coitados, novamente. A D. Anabela, indignada, outra coitada, fez um comentário reles, que nem perco tempo a comentar até pq já foi devidamente e bem comentado por uma freguesa.

Miguel Mascarenhas disse...

Sra. D. Anabela Marques... quem é que lhe encomendou o sermão? Um parasita qualquer suponho!

José Filipe Toga Soares disse...

Vamos a ver uma coisa:
Quem é que elege as Juntas de Freguesia? Os eleitores!
As Assembleias de Freguesia são públicas? Sim, são!
O público tem o direito de se pronunciar? Sim, está previsto na lei que o público tem o direito ao uso da palavra no tempo previsto pelo Regimento.
Bem sei que o povo não fala com todos os "salamaleques" que os políticos usam. Mas o que o povo tem a dizer, a expressar perante os seus eleitos, tem que ser ouvido!
Não se esqueçam que foram mandatados pelos cidadãos da vossa freguesia para desempenhar um papel vital para a mesma. Se os moradores, os cidadãos, comparecem numa assembleia para dizer que acham que estão a desempenhar mal o vosso papel, eu veria isso como uma oportunidade de melhorar e não como uma chance de achincalhar os fregueses!
Estiveram mal e, pelos vistos, agiram como se nada fosse causando a ira dos vossos eleitores! Enfim...

Um Homem de Lisboa disse...

À Anabela Santos:

Foram mais pessoas à assembleia do que o habitual? Ainda bem, não?

Deviam ser ouvidos quanto às suas preocupações? Deviam, claro!

Os membros da junta de freguesia tiveram a humildade democrática de ouvir os eleitores e de representar as suas preocupações? Não, foram arrogantes, como se a junta de freguesia ainda fosse do tempo da outra senhora e nós devêssemos estar agradecidos por eles fazerem os tais 'sacrifícios'!

Por mim, quem acha que em democracia se sacrifica, deve ficar em casa e fingir-se de morto.

Quem cumpre a sua cidadania fá-lo sempre como um DIREITO, nunca como um dever!

No resto, é a história de sempre: você discute as formalidades porque não consegue discutir os problemas substantivos.

Anabela Santos disse...

Bem, tentarei não faltar ao respeito como tentei antes.
Respondendo aos pontos colocados:
- De facto, neste momento, já não moro na Fregesia de N. Sra. de Fátima. Já fui reaidente durante algum tempo mas a vida levou-me a outra zona de Lisboa, ainda que não muito distante. E sim, a zona de N. Sra. de Fátima sempre teve os seus problemas/vicissitudes.
- É verdade que assumir um lugar autárquico ou governamental é um dever. Mas inclui sempre algum sacrifício e descontentamento porque nem sempre se pode agradar a todos. Não vos tiro toda a razão, mas quis explicar ou relembrar outra realidade. E se bem me lembro a Presidente de Junta não está no seu primeiro mandato daí que presuma que foi eleita por vontade dos seus fregueses de continuar o seu projecto. E salvo erro, também não foi eleita por uma margem mínima.
- Também é verdade que a Assembleia serve para ouvir as preocupações dos fregueses. O meu ponto, que deve estar assente, é que isso deve ser feito ordeiramente. Não é uma questão do que se diz, ou a perfeição letrária do que se diz, mas sim como se passa a mensagem. E aí poderiam ter conseguido maior razão para o vosso lado. Perde-se mais facilmente a ideia e é mais difícil atingir soluções.
- Quanto à duração e participação: a Lei das Autarquias Locais define como duração máxima 1 a 2 dias de Assembleia. O que (espero que) foi intenção do Tesoureiro ou afim quando mencionou que se deveria acabar com a discussão sucede-se porque provavelmente não se esperava tamanha afluência - nesse caso deveria-se marcar uma data ou hora que conviesse mais para a extensão da discussão - ou que se prolongasse tanto - o que levaria à marcação de nova data para continuação da Assembleia e ponto discutido. Se a Mesa da Assembleia não soube controlar e gerir os trabalhos, estou certa que não é culpa do Executivo. Mas também acredito que o descontentamento encontre expiação dos problemas em todos, se calhar interpretando mal algumas atitudes. O tal Tesoureiro chamou-vos "ipsis verbis" (mesmo com palavras suas) Parasitas?
- Presumo que a Assembleia era ordinária - a participação dos eleitores resume-se geralmente às extraordinárias - , mas esse nem é grande ponto de discussão.
- Quanto à resposta ao problema, não me surpreendo que tenham deixado o Executivo com problemas. Em primeiro lugar porque não deveriam esperar semelhante afluência para discussão do mesmo, o que não exonera ainda a questão mas sobretudo porque a Câmara Municipal tem dificultado a vida a muitas freguesias, muitas vezes não dando resposta atempada e por outras não esclarecendo ou ouvindo as queixas dos Presidentes de Junta. Até me parece que seja um desafio ainda maior para um Presidente do PSD ou do CDS ser ouvido.
- Ainda assim, por mais que o local fosse apropriado, não me parece que tenha sido o momento ou a abordagem apropriada ao assunto. Todos têm o DEVER de comunicar as suas preocupações, mas há que ter alguma calma e estratégia em como se o faz.

Espero ter respondido às "farpas" de todos, relembrando mais uma vez que não vos censuro pela causa mas sim pela forma.

E já agora, encomendas só as recebo por correio e geralmente vêm de fora de Lisboa! ;)
E comentários reles, bem acho que isso é que verdadeiramente não merece direito a resposta.